Programa da USP oferece bolsas de pós-doutorado para 15 áreas diferentes

Objetivo é identificar como a Universidade pode ajudar a resolver grandes problemas sociais com abordagem interdisciplinar; R$ 8.479,20 mensais serão concedidos para pesquisas com temas como saúde, democracia, indústria e economia

Criação: Ana Júlia Maciel

Até 1º de agosto, o Programa Eixos Temáticos (ProETUSP) recebe inscrições para o oferecimento de 17 bolsas de pós-doutorado. As bolsas têm duração de um ano, no valor de R$ 8.479,20. Para se inscrever, os interessados devem ter o título de doutor e anexar os documentos comprobatórios no formulário disponível aqui.

Os pesquisadores que quiserem concorrer às bolsas devem propor um plano de trabalho em apenas um dos 15 grandes eixos temáticos do ProETUSP: Agronegócio, Desigualdades, Democracia, Cidades, Cultura e Artes, Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente, Saúde, Concepção Interdisciplinar em Pesquisa, Planejamento Estratégico de Universidades, Uso de Bancos de Dados e Meta-análise em Pesquisa, ou Ferramentas Computacionais em Pesquisas Interdisciplinares.

De acordo com o edital, a seleção visa contribuir com a formação de pessoal qualificado em alto nível para atender às demandas de desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do País.

Os temas são baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e buscam oferecer soluções que possam gerar políticas públicas embasadas no conhecimento.

Os interessados têm até o dia 1º de agosto para se inscrever por meio do formulário on-line. Saiba mais detalhes sobre o escopo de atuação de cada eixo no edital do programa.

Por Jornal da USP