Programa “Desafios”: BBC – 100 anos de tradição

No programa Desafios desta semana, 21/10, às 11h, o jornalista Luiz Roberto Serrano conversa com o professor Laurindo Lalo Leal Filho sobre os 100 anos

No programa Desafios desta semana, 21/10, às 11h, o jornalista Luiz Roberto Serrano conversa com o professor Laurindo Lalo Leal Filho sobre os 100 anos da BBC. A British Broadcasting Corporation (BBC) foi fundada oficialmente em 18 de outubro de 1922 e sua primeira transmissão foi em 14 de novembro do mesmo ano. Uma audiência mundial de 492 milhões de pessoas a cada semana, de acordo com o relatório 2021-2022 do grupo, e há 70 anos transmite em português para o Brasil.

Durante esse tempo muitos brasileiros passaram pela emissora. O professor Leal Filho, autor do livro Vozes de Londres – Memórias Brasileiras da BBC,  conta um pouco dessa história que foi marcada por três momentos significativos: Segunda Guerra Mundial, a ditadura militar no Brasil e as transformações tecnológicas responsáveis por novos formatos e conteúdos.

O professor Laurindo Lalo Leal Filho é professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Dirigiu e apresentou o programa Ver TV, exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara. É diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Por Cinderela Caldeira – Jornal da USP