Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: inscrições abertas para cadastro reserva

Alunos e professores podem se inscrever no cadastro reserva do Programa até dia 12 de dezembro

Bolsistas PIBID e professores supervisores participaram de evento de lançamento do Programa no ICMC em setembro

Quem está cursando Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos, com até 60% do curso concluído, pode se inscrever no cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Além disso, professores das três escolas habilitadas de São Carlos também podem se cadastrar para atuarem como professores supervisores.

Quem efetuar o cadastro poderá participar dos futuros processos de seleção, caso haja vagas remanescentes no Programa. Para os licenciandos, o PIBID oferece uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 e, durante o período de sua vigência, o bolsista deve se dedicar, no mínimo, 32 horas mensais às atividades. O processo de seleção dos candidatos será baseado em critérios classificatórios que envolvem análise de carta de motivação e entrevista.

Já para se tornar um professor supervisor, é necessário possuir licenciatura em Matemática ou em Física e ter experiência de no mínimo dois anos no magistério na educação básica. A seleção vale apenas para professores das seguintes escolas estaduais de São Carlos: Doutor Álvaro Guião, Professora Attília Prado Margarido e Professor Sebastião de Oliveira Rocha. No caso dos professores, o valor mensal da bolsa é de R$ 765,00 e o processo de seleção será baseado em análise do currículo, análise da produção textual a respeito da motivação para participar do PIBID e entrevista com a comissão de seleção.

Alunos e professores podem se cadastrar no Programa até 12 de dezembro. Os interessados devem seguir os procedimentos especificados nos editais disponíveis nestes links: icmc.usp.br/e/6803a (para professor supervisor) ou icmc.usp.br/e/ff0be (para licenciandos).

Sobre o PIBID – O Programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Mais informações:
Edital para licenciandos: icmc.usp.br/e/ff0be