Programa Nascente anuncia vencedores nesta sexta-feira

Criado em 1990, o concurso artístico é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Nesta sexta-feira, dia 18, às 19h30, o palco do Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, recebe a Festa de Premiação do tradicional concurso Nascente USP, que se dedica a identificar, estimular e gratificar a produção cultural estudantil. Em sua 29ª edição, o evento retorna ao presencial, formato há dois anos suspenso devido à pandemia de covid-19, e apresenta programação com música ao vivo e atrações artísticas. A entrada é grátis para todos os interessados.

Emerson da Cruz Inácio – Foto: Currículo Lattes

“Nossa Universidade é feita de uma matéria que nunca para: cérebros, cabeças que geram ciência, cabeças que geram conhecimento, cultura e também arte”, afirma Emerson da Cruz Inácio, coordenador do Nascente USP, em nota de divulgação do projeto. “E como nossas cabeças não se cansam de criar, temos na edição 2022 do Programa Nascente cerca de 896 obras inscritas, que redundam da participação de 655 alunos e pesquisadores”, continua.

O evento celebra a excelência de obras elaboradas por alunos de graduação e pós-graduação, e neste ano recebeu inscrições de estudantes de seis campi e 47 unidades da USP. Conforme dados divulgados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, órgão responsável pelo evento, a maior parte dos inscritos é de discentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas em São Paulo.

“Com esse significativo número de participações, saudamos não só a criatividade que sustenta a nossa Universidade, como também a vida que continua brotando em cada poema, em cada canção, em cada obra de arte e de design e em cada grão de voz participante desta edição”, diz Emerson da Cruz Inácio.

Sete categorias artísticas são contempladas pelo concurso: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. De temática livre, as obras inscritas são avaliadas por bancas julgadoras formadas por docentes da USP e especialistas externos — cada categoria possui um júri próprio, indicado anualmente pela Comissão Acadêmica do Nascente USP. Apenas um trabalho por categoria é premiado, e o artista vencedor recebe uma bonificação no valor de R$ 4 mil.

Visualidade Nascente

Os finalistas selecionados em Artes Visuais, Audiovisual e Design expõem seus trabalhos atualmente na mostra Visualidade Nascente, promovida no Centro Universitário Maria Antonia da USP. O local recebe desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, performances, vídeos e outros projetos culturais desenvolvidos pelos estudantes.

“Amuleto”, pintura a óleo de Pedro Henrique Becker Rodrigues, finalista na categoria Artes Visuais – Foto: Divulgação/Nascente USP

“Antes de Ir”, ensaio fotográfico de Isabella da Silva Finholdt, finalista em Artes Visuais – Foto: Divulgação/Nascente USP

 

“A tola”, “A Rota” e “A Paisagem”, três fotografias de Marina Zeni Rizzi, finalistas em Artes Visuais – Foto: Divulgação/Nascente USP

 

A exposição tem entrada gratuita e está aberta à visitação de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10 às 18 horas, até o dia 29 de janeiro de 2023. O Centro Cultural Maria Antonia é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que ocupa dois imóveis históricos da capital paulista — os edifícios Rui Barbosa e Joaquim Nabuco (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo, SP), que pertenceram à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade.

A Festa de Premiação da 29ª edição do concurso cultural Nascente USP ocorre nesta sexta-feira, dia 18, às 19h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do programa.

 

Por Mariana Carneiro – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...