Programa Nascente apresenta os finalistas de 2018

Apresentações ocorrem ao longo do mês e os vencedores serão conhecidos no dia 30 de novembro

Várias apresentações ocorrerão neste mês, entre elas performances de dança – Foto: Mayara Barbosa/ Divulgação

A 26ª edição do Programa Nascente da USP apresenta neste mês os classificados para a final do concurso. Responsável por garimpar novos talentos entre os estudantes uspianos, sete áreas são contempladas pelo programa: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Audiovisual, Música Popular, Música Erudita e Texto. Os trabalhos selecionados serão exibidos no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, no Teatro da USP (Tusp) e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A cerimônia da premiação acontecerá no auditório da BBM no dia 30 de novembro. Os maiores pontuadores em cada categoria receberão prêmio de R$ 4 mil.

Divididos em quatro mostras, os concorrentes vão expor seus trabalhos ao longo do mês de novembro. Os grupos de teatro se apresentaram nesta segunda-feira passada, dia 5, na Mostra de Teatro, realizada no Tusp. No dia 23, no Ceuma, haverá a mostra Visualidade Nascente, ligada às artes plásticas. No dia 26, o auditório da BBM receberá o Sarau Literário. Já a Mostra de Música Popular e Erudita ocorrerá no dia 30, dia de entrega dos prêmios, na BBM.

“Ao estimular que os alunos de todos os cursos se desenvolvam nas artes e na cultura e, principalmente, disponibilizando essas produções para a interação do público em geral, externo à Universidade, estamos ao mesmo tempo fortalecendo o caráter humanista da formação dos nossos estudantes e também aumentando a inserção de suas propostas artísticas no contexto da sociedade”, destaca a professora Maria Aparecida Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, que promove o concurso.

Confira a seguir as categorias, datas, horários e locais das apresentações dos finalistas do Programa Nascente.

As apresentações acontecem no Teatro da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque), no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária), todos em São Paulo.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do Programa Nascente.

Por Caio Santana – Jornal da USP

São Carlos

Entre os trabalhos de autores do Campus de São Carlos estão:

– Música Popular

Gustavo Santhiago Costa Pinto e Ricardo Santhiago Costa Pinto
Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes – ECA / Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU
Cursos: Bacharelado em Regência / Arquitetura e Urbanismo
Título: Zarabatana
Subcategoria: composição
Descrição: Essa musica mistura vários estilos e culturas como o rock, o jazz, ritmos brasileiros, musica indiana e uma forma complexa que remete talvez à tradição classica europeia. Cada elemento desses serve um propósito musical específico; não foram incorporados apenas pela vontade de misturar tudo! Mas acaba que passamos por várias sonoridades sem perder o sentido único da peça.

– Texto

Poesias de gelo e fogo
Adriano Rivolli da Silva – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) – Doutorado em Ciência de Computação e Matemática Computacional