Programas, Cursos e Atividades de Extensão

Projeto/Atividade Unidade/Órgão Apresentação
Projeto Pequeno Cidadão PUSP-SC Implantado no Campus em 1997, o Projeto Pequeno Cidadão atende 220 crianças de famílias de baixa renda de São Carlos, com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento das crianças e jovens.
Inclusão.com ICMC Através de uma parceria entra empresas juniores da USP e UFSCar, o projeto tem como foco a inclusão digital das comunidades carentes da cidade de São Carlos e a propagação do trabalho voluntário. Um dos trabalhos é desenvolvido com crianças da Escola Estadual Bento da Silva Cesar.
Centro de Inclusão Social Campus O objetivo do CIS é promover a educação de comunidades de baixa renda de São Carlos, com prioridade para o bairro Santa Angelina (região da Área 2 do Campus), por meio de atividades como: inclusão digital de jovens e adultos; capacitação profissional em tecnologia da informação; ensino de matemática com recursos computacionais para jovens do ensino médio; robótica e curso de idioma para jovens do ensino médio e formação educacional em evolução moral individual, ética profissional e progresso para jovens e adultos
Ação Comunitária ICMC Alunos, funcionários e professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação participam de ações promovidas no Bairro Cidade Aracy pela ONG Espaço Cidadão.
Projeto Rondon Ministério da Defesa, EESC
e ICMC
É um projeto de integração social, com os seguintes objetivos: contribuir para a formação do universitário como cidadão e integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional; consolidar no universitário o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
Terceira Idade Campus e PRCEU O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade oferece diversas opções ao público dessa faixa etária, que vão desde atividades físicas e culturais até aulas em cursos de graduação.
CDCC – Divulgação Científica e Cultural CDCC O objetivo principal do Centro Divulgação Científica e Cultural (CDCC) é contribuir para a compreensão dos fenômenos da Ciência e facilitar o acesso da população à produção científica e cultural da USP. Oferece cursos, palestras, capacitação, exposições, material didática e espaços interativos. Atividades:
Astronomia | Matemática | Biblioteca | Experimentoteca | Mão na Massa | Exposições de Ciências | Olimpíada de Ciências | Visitas | Cineclube
Observatório Astronômico CDCC O Setor de Astronomia do CDCC tem como objetivo de difundir temas ligados à Astronomia e estimular a observação e os estudos dos fenômenos astronômicos. Promove visitas monitoradas, palestras e cursos e ainda conta com infraestrutura completa, o que inclui quatro telescópios (Refratores: Grubb 200/3000, Zeiss 100/1000, Newtoniano-Dobsoniano 254/1130 e Zeiss 63/840).
Escola de Física Contemporânea (EFC) IFSC EFC, originalmente chamada de Escola Avançada de Física, é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), com o objetivo de  possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. A programação inclui aulas expositivas e experimentais, ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas.
Programa de Verão em Matemática ICMC O Programa de Verão em Matemática do ICMC USP é um evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Matemática do ICMC durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Além de servir como um catalisador de interações entre os pesquisadores de diversos grupos de pesquisa do Brasil e do exterior, o evento tem um aspecto de atualização e formação por meio do oferecimento de mini-cursos, reuniões científicas, cursos de nivelamento e cursos avançados.
Cursinho Pré-Vestibular IFSC e ICMC O estudante que vai prestar vestibular pode contar com o auxílio do Curso Pré-Vestibular (cursinho) oferecido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. A seleção é feita anualmente, de acordo com critérios estabelecidos por cada projeto.
Pré-iniciação Científica Campus e PRP O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP visa apoiar projetos de pesquisa que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica.
Canteiro Escola IAU Curso de Formação Complementar em Arquitetura e Construção, com atividades teóricas, práticas e operacionais em canteiro de obras para alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e trabalhadores da Construção Civil.
Ciência às 19 horas IFSC Ciclo de palestras mensais, direcionado ao público em geral, que aborda assuntos das mais diversas áreas do conhecimento. O objetivo é transmitir, em linguagem acessível, uma visão crítica e educativa das ideias e conceitos que direcionam as atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas Universidades e indústrias.
Escola de Verão ICMC Além de servir como um catalisador de interações entre pesquisadores em matemática, a Escola de Verão (Matemática e Estatística) tem por objetivo selecionar alunos para o Programa de Mestrado em Matemática do ICMC.
Olimpíada Brasileira de Física IFSC e SBF Trata-se de um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física destinado aos estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental. Desperta e estimula o interesse pela Física, além de melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
CEPOF IFSC e outras instituições Esse Centro tem como objetivo desenvolver ciência básica e aplicada, promover avanços tecnológicos na área de óptica bem como promover uma ampla e profunda colaboração interdisciplinar entre o Centro, empresas privadas, e parceiros internacionais.
Canal de TV | Ciência no rádio | Semóptica | Caminhos da inovação | Kits Educacionais
CeMEAI  ICMC e outras instituições O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria promove, por meio da pesquisa, o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.
Empresas Juniores  EESC, ICMC, IFSC e IQSC Empresa Júnior é uma associação constituída e gerenciada por alunos da graduação, sem fins lucrativos, que presta serviços e desenvolve projetos. Um de seus objetivos é proporcionar ao graduando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação.
Competição USP de Conhecimentos (CUCo) Campus e PRG A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso no ensino superior.
Baja EESC O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção. No Brasil o projeto recebe o nome de Projeto Baja SAE BRASIL.
Semear EESC Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica – é um grupo sem fins lucrativos e organizado por alunos da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. O grupo conta com cerca de 45 membros, dentre eles, alunos de graduação, pós-graduação e professores. Tem por objetivo completar a formação acadêmica e profissional de seus membros, além de gerar e compartilhar o conhecimento com seus programas de ensino e extensão, desenvolvimento de projetos tecnológicos e participação em competições de robótica.
Warthog Robotics ICMC e EESC O Warthog Robotics é um grupo de pesquisa, desenvolvimento e extensão que tem como objetivos a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias associadas à robótica móvel aplicada nos complexos de futebol autônomo e combate de robôs, visando sempre a capacitação pessoal e profissional de nossos membros. Os processos e metodologias adotados, além do aprimoramento técnico-científico dos membros, oferecem um ambiente de trabalho em equipe e o aprendizado de diferentes habilidades, capacitando-os a atuar em diversas áreas do conhecimento com excelência.
Fórmula SAE EESC Fundada em 2003, A EESC-USP Formula SAE é formada por estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos, com objetivo de participar das competições de Formula SAE. Todo o protótipo é concebido pelos estudantes, desde seu projeto até a manufatura e montagem. A Equipe conta com empresas patrocinadoras e parceiras para ajudar e melhorar o desenvolvimento do carro.
AeroDesign EESC A Equipe EESC – USP AeroDesign tem com o objetivo de participar de competições estudantis universitárias da área de projeto aeronáutico.