Projeto Doe 1 Dia na E.E. Marilene Terezinha Longhim

A professora doutora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP,  esteve no último dia 30 de outubro na Escola Estadual Marilene Terezinha Longhim, em São Carlos (SP), em atividade do Projeto Doe 1 Dia.

Projeto Doe 1 Dia: a pesquisadora Maria Olimpia falou sobre compostagem. Foto: acervo pessoal

O motivo da visita foi conversar com os alunos do ensino fundamental sobre a ciência contida no processo de compostagem. Os alunos pretendem aplicar os conhecimentos na plantação de pimenta da escola.  “A pimenta é uma planta bastante sensível e necessita de solo rico em nutrientes”, explicou a pesquisadora.

A horta, que atende a proposta pedagógica da escola, também integra o projeto de pesquisa “Reativação da horta escolar e sua interação com métodos de compostagem abordando conceitos ecológicos de resíduos com crianças do Ensino Fundamental da E. E. Marilene Terezinha Longhim, São Carlos – São Paulo”, do professor Marcelo Damiano, orientado pela professora Maria Olímpia junto ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb).

Durante a atividade, a escola recebeu a visita da Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Sra. Regina Helena Moraes, que comentou “… ao chegar encontramos a escola toda pintada da cor do céu, permeada pelo jardim e pela horta” e complementou “nesse dia, os alunos do quinto ano estavam em uma roda de conversa com os professores regentes das classes, com a professora Maria Rezende e com o professor Marcelo.”  Regina Moraes também se inteirou da parceria com a USP através do Doe 1 Dia e da pesquisa desenvolvida e comentou ao final da visita “Parabéns a toda equipe da E. E. Marilene Longhim, que dia-a-dia trabalham para ofertar ensino de qualidade”.

Ao final, a professora Maria Olimpia afirmou que quem mais recebeu nesse Doe 1 Dia, foi ela mesma.

Projeto Doe 1 Dia: “Fui eu quem mais recebeu”, afirmou Maria Olímpia. Foto: Marcelo Damiano

O Projeto Doe 1 Dia tem a parceria da Diretoria de Ensino da região de São Carlos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia do município.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)