Projeto Pequeno Cidadão realiza formatura de sua vigésima turma

O Projeto Pequeno Cidadão promoveu a formatura de 29 alunos no último dia 9. O evento contou com apresentações musicais, leitura de redação, entrega de certificados e exposição.

Além da equipe do Pequeno Cidadão, dos alunos e familiares, estiveram presentes no evento o prefeito do Campus e coordenador do Projeto, professor Luís Fernando Costa Alberto; a coordenadora pedagógica do Colégio Interativo, Simone Hirata; e os representantes da KPMG Carlos Pires (sócio-líder de Auditoria para o Brasil e a América do Sul), Marcos Bassi (sócio-líder dos escritórios da KPMG Ribeirão Preto e São Carlos) e Eliane Momesso (gerente sênior de Cidadania Corporativa).

Pires, Momesso, Elaine Trimer (coordenadora do Projeto), Alberto, Bassi e Hirata (da esquerda para direita)

O prefeito Alberto parabenizou e agradeceu toda a equipe e aos apoiadores do Projeto e afirmou que “sempre ficou feliz em ver os alunos do Pequeno Cidadão circulando pela USP São Carlos desenvolvendo atividades esportivas e recreativas”. Além disso, destacou que “o Campus estará sempre aberto para receber os formandos”.

Pires enfatizou que “na KPMG valorizamos o ser humano, o respeito à pessoa e à sua individualidade; um dos nossos pilares é transformar o conhecimento em valor, e este conhecimento vem através da educação. Só conseguiremos prosperar por meio da educação, e esta transformação está aqui em cada um de vocês, usando a educação para transformar o seu entorno, para ajudar outras pessoas e nossa sociedade para termos um país melhor”.

Pires e Bassi, da KPMG, foram presenteados com duas lixeiras produzidas pelo alunos do Projeto durante as aulas de maker sustentável e robótica. Elas são automatizadas e personalizadas para serem pontos de coleta para lixo eletrônico e um dos objetivos da iniciativa é colaborar com o ambiente da empresa para promover a conscientização ambiental e auxiliar no destino correto de lixos perigosos.

Prêmio Bessan

Durante a formatura, foram anunciadas as vencedoras do Prêmio Bessan, que consiste em bolsas de estudo para o ensino médio no Colégio Interativo, patrocinadas pela KPMG e pelo próprio colégio. A indicação acontece de acordo com o bom desempenho na escola e também nas atividades do projeto, e as vencedoras deste ano foram: Maria Julia de Moraes Moreira; Maria Eduarda Barbosa Ceccon e Ana Carolina Gomes de Souza.

Maria Eduarda, Maria Julia, Ana Carolina e as mães (da esquerda para a direita)

Sandra Ribeiro de Souza Barbosa, mãe da Maria Eduarda, disse que “o projeto abriu a visão da minha filha para ela pensar seus planos e sonhos, foi uma semente boa plantada na hora certa para uma pessoa que só queria uma oportunidade. Ela se dedicou bastante e por todos os lugares que ela passava, ela brilhava, pois o Projeto a ensinou a ter confiança, ela acreditou que era capaz e conseguiu, estou muito orgulhosa”.

Maria Eduarda também ressaltou que “a bolsa vai abrir muitas mais portas, esta nova oportunidade de ensino vai me ajudar mais ainda a chegar aonde eu quero”.

Exposição “Projeto MAKER”

O evento também contou com a exposição Projeto Maker que integra atividades de tecnologia e sustentabilidade, como a robótica sustentável, e viabilizou a criação de projetos idealizados pelos alunos voltados para a reutilização de materiais recicláveis e lixo eletrônico.

O Pequeno Cidadão, idealizado em 1996 e implantado em 1997, é um projeto de ação social e de complementação educacional e desenvolve ações que geram equidade educacional com atividades que reforçam o constante aprendizado e o conhecimento de português, matemática e ciências aplicado ao dia-a-dia. Oferece ainda atividades tecnológicas, de inclusão digital, acolhimento e socialização, bem como refeições e orientações de higiene pessoal e protocolos sanitários. Ele é realizado pela Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) em parceria com a empresa KPMG e a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP).

Texto e fotos: Suzana Xavier – Assessoria de Comunicação da PUSP-SC

VEJA TAMBÉM ...