Projeto USP na Comunidade aproxima a Universidade da sociedade

Segundo a pró-reitora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o projeto pretende, por meio de caminhões de saúde e ciência e de cultura e educação, levar serviços e atividades para a população

O projeto pretende manter em circulação dois caminhões entre os campus da USP localizados em diferentes regiões do Estado – Foto: Divulgação/PRCEU

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária lançou o projeto USP na Comunidade, com o objetivo de aproximar a universidade da sociedade. Através de dois caminhões, a proposta é levar serviços e atividades para a população, relacionados à saúde, ciência, cultura e educação, para diferentes localidades de São Paulo. Toda a estrutura e o atendimento serão realizados pela USP.

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Um dos grandes desafios da Universidade de São Paulo é realmente alcançar a sociedade e levar à sociedade tudo aquilo que nós fazemos”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Segundo ela, o projeto vem de uma longa demanda da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão para medir o impacto que os programas de extensão tinham na sociedade. Para Maria Aparecida, o projeto mostrará para a população a importância e o valor das universidades públicas de uma forma visível.

O projeto pretende manter em circulação dois caminhões entre os campus da USP localizados em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Cada caminhão possui uma temática. O caminhão de saúde e ciência oferece serviços e atendimentos para a população, como testes para diferentes doenças, como hepatite B e C, Aids, covid-19, entre outros. O caminhão de cultura e educação conta com atividades para fomentar a curiosidade e ensinar as pessoas sobre diferentes tópicos, como a matemateca.

O lançamento do projeto aconteceu no final de agosto, no Memorial da América Latina. De acordo com a pró-reitora, o evento foi um sucesso e mostrou resultados positivos. Segundo ela, cerca de 1.200 exames médicos foram realizados no caminhão de saúde e ciência, e a matemateca disponibilizada no caminhão de cultura e educação foi bastante popular entre as famílias presentes no local. O próximo evento será realizado dia 2 de outubro, na Praça do Relógio, para arrecadar alimentos. O evento, em parceria com o Sesc, será realizado via drive thru. “Estamos muito felizes e muito realizados como gestores públicos e em poder oferecer isso para a população de São Paulo”, conclui Maria Aparecida.

Por Jornal da USP