Projeto Vila-Praça elaborado no IAU será implantado em Araraquara-SP

Em visita ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, gestores do município de Araraquara-SP confirmaram o início da implantação de projeto de uma quadra de habitação social desenvolvida no IAU-USP.
A Vila-Praça é uma tipologia de quadra que incorpora os princípios de sustentabilidade, inclusão social, cidade saudável e geração de renda a famílias originadas de áreas de risco ou sem recursos próprios para moradia. As soluções dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atender a Agenda 2030 da ONU.
O projeto foi formulado no IAU com a colaboração de alunos e professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), unidades da USP localizadas no interior do Estado de São Paulo. Junto de outras iniciativas do mesmo grupo de projetos, recebeu reconhecimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo como boa prática na área.
Em reunião com o prefeito de Araraquara-SP, o projeto desenvolvido com apoio de pró-reitorias da Universidade de São Paulo (de Graduação e de Cultura e Extensão) será adotado como política pública municipal de habitação e implicará no benefício direto e imediato para 250 famílias.
Por IAU