Qualidade de vida: Pesquisadores divulgam estudo sobre as maiores cidades de SP

Professores da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC-Jaú) realizaram um estudo sobre a qualidade de vida nos municípios do Estado de São Paulo com população superior a 200 mil habitantes. A avaliação reuniu dados nas áreas econômica e social, educação, saúde, segurança, meio ambiente e mobilidade e apresentou um ranking que classifica cada cidade como ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

eesc qualidade de vida estudo

“Usamos nossos conhecimentos e informações que estão disponíveis amplamente para a população para ajudar a criar comparações”, afirmou o docente do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Antonio Clóvis Pinto Ferraz, um dos autores do estudo. Além dele, também participaram os professores José Leomar Fernandes Júnior, do STT, Fernando Hideki Hirose, da UFSCar, e Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, da FATEC-Jaú.

A análise desconsiderou as cidades que fazem parte da região metropolitana de São Paulo, e ao todo foram classificados 25 municípios: Americana, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Guarujá, Hortolândia, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba, Sumaré e Taubaté.

Os professores destacam que os dados não são resultados conclusivos, pela própria limitação de representatividade nos indicadores utilizados e complexidade dos fatores que influem no nível de desenvolvimento. O objetivo é apenas fornecer uma base de referência aproximada da situação dos municípios.

Clique aqui e acesse o estudo completo.

Mais informações:
Departamento de Engenharia de Transportes da EESC
Tel.: (16) 3373-9601
E-mail: departamento.transportes@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC

VEJA TAMBÉM ...