Quer se preparar para o vestibular? Cursinhos da USP abrem inscrições

As unidades estão espalhadas pelos campi da Universidade em diversas cidades de São Paulo

Aula no cursinho da Poli – Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens

Entrar em uma universidade pública é o sonho de muitos jovens. Na USP, alunos, professores e funcionários se mobilizam para ajudar os vestibulandos, principalmente os de escolas públicas e que não teriam como pagar um cursinho. Há iniciativas completamente gratuitas, algumas que cobram apenas taxas de inscrição ou matrícula e outras com mensalidades.

Reunimos aqui alguns dos cursos populares onde os estudantes podem se preparar para o vestibular. Cada um tem seu próprio processo de seleção – alguns contam com provas ou solicitam dados socioeconômicos, por exemplo -, então fique atento às datas e documentos exigidos.

Cursinho da FEA
As inscrições para a turma do extensivo vão até dia 22 de janeiro. Há vagas para aulas durante a semana e aos sábados. É preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 35. Não há mensalidades. Informações: (11) 3091-6491, no site ou  contatofeausp.marketing@gmail.com

Cursinho da Psicologia
As inscrições devem ser realizadas até dia 22 de janeiro. As aulas acontecem durante a semana no período noturno. A taxa de matrícula é de R$ 50 e é pedida uma contribuição de R 70 por mês. Mais informações: no site, no Facebook ou
cursinhopsico.secretaria@gmail.com

Cursinho MedEnsina
Até dia 15 de janeiro os interessados devem se inscrever pelo site, pagando uma taxa de R$ 32. As aulas ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira. O cursinho e o material são gratuitos. Mais informações: (11) 3061-9292,  medensina@fm.usp.br, e site MedEnsina.

Cursinho Clarice Lispector
Até dia 26 de janeiro é possível realizar inscrição. Há turmas no período da manhã e tarde durante a semana. Não é preciso pagar taxa de inscrição ou mensalidade. O CPCL é mantido pelo centro acadêmico do curso de Farmácia. Mais informações na página do Facebook ou pelo email processoseletivo.cpcl@gmail.com

Cursinho da FFLCH
É preciso realizar uma pré-inscrição on-line até dia 31 de janeiro por meio do link. As inscrições presenciais acontecerão nos dias 1º e de 3 a 8 de fevereiro. A taxa de matrícula é de R$ 50. Há turmas ao sábados e durante a semana. Mais informações: Manual do Candidato e página do Facebook.

Cursinho Popular EACH
As inscrições irão até 11 de janeiro e devem ser feitas pelo link. Não há taxa de inscrição ou matrícula. A seleção inclui uma prova escrita no dia 18 de janeiro. Há turmas no período vespertino e noturno, de segunda a sexta-feira. Mais informações: edital de inscrição e página do Facebook.

Cursinho da Poli
As inscrições devem ser realizadas até dia 23 de janeiro pelo link ou presencialmente entre os dias 20 e 23 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 55 reais. A taxa de matrícula é de R$ 200. As aulas ocorrem no período noturno durante a semana. Mais informações: Manual do Candidato e página do Facebook.

Arcadas Vestibular
As inscrições ocorrem presencialmente dias 9 e 10 de janeiro. Se houver vagas, também será possível se inscrever no dia 11. É preciso pagar uma taxa de R$ 20. Os selecionados devem pagar R$ 50 para a matrícula. As aulas ocorrem de segunda a sábado. Mais informações no site ou email arcadasvestibulares@gmail.com.

Acepusp
Interessados devem se inscrever online. É preciso pagar uma taxa de matrícula de R$ 100. O cursinho é pago e os preços das turmas podem ser conferidos no site. A Acepusp é uma instituição sem fins lucrativos formada por estudantes de diversas universidades públicas brasileiras, como a USP.

Ribeirão Preto

Cursinho Popular da Farmácia
As inscrições on-line devem ser realizadas de 11 a 14 de janeiro. A inscrição presencial é no dia 18 de janeiro, quando deve ser paga uma taxa de R$ 5. Os selecionados pagam R$ 25 na matrícula, mas não há mensalidades. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira no período noturno. Informações na página do Facebook

Cursinho Popular da Faculdade de Direito
Interessados devem realizar a inscrição online dia 20 de janeiro. O link será divulgado na página do Facebook. Não há mensalidades ou taxa de matrícula. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira à noite. Detalhes sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital.

Santos

Cursinho AtuaMente
Até a data de publicação deste texto ainda não haviam sido divulgadas informações sobre o próximo processo.
As aulas são dadas no período da noite, de segunda a sexta-feira. O AtuaMente é uma iniciativa dos alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP. Mais informações na página do Facebook

São Carlos

Projeto Aprender
Inscrições até o dia 26 de janeiro. As aulas são gratuitas e acontecem durante a semana, período noturno. A maioria dos professores são voluntários que estudam na USP e na UFSCar. Mais informações na página do Facebook.

Lorena

MACVEST
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line até o dia 14 de janeiro, depois é preciso entregar os documentos para poder participar da prova. Não há taxas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno. A iniciativa é de alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Mais informações no edital de inscrição e na página do Facebook

Por Crisley Santana – Jornal da USP