Quer ser bolsista de iniciação científica? A USP tem uma oportunidade para você

Alunos de graduação da USP podem se candidatar até o dia 20 de maio para receber bolsas de iniciação científica oferecidas pelo CNPq

Inscrições estão abertas até o dia 20 de maio; projetos precisam ser encaminhados por um professor da Universidade – Foto: 123RF Foto: Edward Jenner/Pexels

Estão abertas as inscrições para dois programas de iniciação científica da USP com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do governo federal, com vigência em 2022 e 2023. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) oferecem bolsas no valor de 400 reais mensais para estudantes de graduação da Universidade que desejam desenvolver um projeto de pesquisa. A indicação dos alunos da USP deve ser feita pelo professor orientador por meio do sistema Atena até as 12 horas do dia 20 de maio.

Para participar da seleção do Pibic, deve ser apresentada uma proposta de pesquisa, básica ou aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, nas diversas áreas do conhecimento. Já para o Pibiti, é necessário que seja incluída uma proposta de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais.

Os editais exigem que o aluno esteja matriculado em um curso de graduação da USP, tenha um bom desempenho acadêmico, não tenha vínculo empregatício, e tenha currículo atualizado e publicado na Plataforma Lattes do CNPq. O orientador deve ser professor, pós-doutorando ou pesquisador colaborador da USP, com prazo para finalização de seus planos de trabalho maior ou igual ao da bolsa de iniciação científica.

Na inscrição, é necessário apresentar o projeto resumido, que deve conter, entre outras coisas, os objetivos da pesquisa, os resultados esperados, a metodologia a ser adotada e as atividades que serão desenvolvidas pelo aluno. Além da inscrição feita pelo orientador por meio do sistema Atena, o Pibiti permite que equipes compostas por até cinco alunos se candidatem por meio de um processo físico, que deve ser encaminhado à Comissão de Pesquisa.

Os estudantes selecionados receberão o valor mensal da bolsa para pesquisa durante o período de um ano, contabilizado a partir de setembro de 2022. Em contrapartida, entre outros compromissos, é necessário produzir um relatório final das das atividades realizadas e apresentar sua produção em uma apresentação oral no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (Siicusp) da USP.

Inscrições: até o dia 20 de maio, às 12 horas
Divulgação dos Resultados: agosto de 2022