Rádio USP comemora 45 anos com novidades na programação

Textos literários e nova plástica estarão presentes na grade da emissora a partir do dia 11 de outubro

No dia 11 de outubro, a Rádio USP (93,7 MHz em São Paulo e 107,9 MHz em Ribeirão Preto) completa 45 anos levando informação de qualidade e cultura. Para celebrar a data, a emissora inaugura uma nova etapa, com novidade em sua programação, que toca exclusivamente música brasileira de todas as regiões do Brasil e dos mais variados ritmos. A nova grade de programação dará um destaque especial a artistas da comunidade uspiana, sejam eles professores, ex-alunos ou pesquisadores ligados à Universidade. “Nesses 45 anos da Rádio queremos reforçar a linha editorial que prega diversidade e pluralidade”, conta o editor de Cultura do Jornal da USP e coordenador cultural da rádio, Marcello Rollemberg. Além disso, os ouvintes vão se surpreender com textos literários entre uma música e outra, algo inédito entre as rádios brasileiras. Uma nova plástica sonora também estará presente, com novas vinhetas e efeitos sonoros diferentes. Essas são apenas algumas novidades na programação da Rádio USP. A ideia é que outras sejam implementadas ao longo do próximo ano.

Marcello Rolemberg – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

No corpo literário o ouvinte vai se deparar com textos escritos por grandes nomes da literatura brasileira como: Cecília Meireles (1901-1964), Mário de Andrade (1893-1945), Manuel Bandeira (1886-1968), Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Olavo Bilac (1865-1918), Mário Quintana (1906-1994) e muitos outros. ”Queremos tirar o ouvinte da sua zona de conforto, ser impactante, sempre oferecendo informação cultural de qualidade. Essa é nossa responsabilidade, já que levamos o nome de uma das maiores universidades da América Latina”, enfatiza Rollemberg. As contribuições culturais vêm de toda a equipe do Jornal da USP e da Rádio USP, o que resulta numa cobertura nacional única e exclusiva da emissora, relata Gustavo Xavier, subeditor de Cultura e coordenador de programação da Rádio USP.

A comunidade USP será destaque nas programações musicais, desde professores até alunos que contribuem em bandas ou como artistas solos, mesmo que suas carreiras profissionais sejam em outras áreas, como é o caso do professor titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Luiz Tatit, que possui indicação a Melhor Canção Brasileira no Grammy Latino.

A HISTÓRIA DE QUEM NARRA AS HISTÓRIAS

Os 45 anos da Rádio USP coincidem com o centenário do rádio no Brasil, que foi inaugurado em 1922 com a transmissão do discurso comemorativo aos 100 anos da Independência, realizado pelo então presidente Epitácio Pessoa (1865-1942). Em 1977, com o meio de transmissão já consolidado no País, o então professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Mário Fannuchi (recentemente falecido) realizou o estudo “Uma Proposta de Rádio Alternativo”, que fundamentou os princípios da Rádio USP e que são até hoje os pilares da emissora: o desenvolvimento do saber, da informação e da ciência.

“O rádio é o grande companheiro do dia a dia, mas nós somos um companheiro diferente, porque trata-se de uma rádio pública, não temos que nos preocupar com questões comerciais”, explica Marcello Rollemberg.

Por ser uma rádio universitária, ela possui o privilégio da independência comercial, ou seja, sua programação não tem que seguir os interesses do mercado. Por isso, traz vasta variedade musical e cultural. “Nossa responsabilidade é contribuir com a formação cultural das pessoas”, reforça Gustavo Xavier. A cada música e agora texto literário, existe uma breve contextualização informativa, oferecendo informação e não necessariamente entretenimento.

Gustavo Xavier – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Rádio USP se destaca nacionalmente com prêmios  como os do programa Universidade 93,7, que recebeu o Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia 2019, na categoria Reportagem Difundida em Emissora de Rádio, por três anos consecutivos, sendo o último em 2019. Já o programa O Samba Pede Passagem é reconhecido como patrimônio cultural da cidade pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. E o programa Rádio Matraca também já foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Atualmente a Rádio USP possui 40 programas, com a coordenação cultural de Marcello Rollemberg, coordenação jornalística por Cinderela Caldeira, coordenação técnica por Dagoberto Alves e coordenação de programação de Gustavo Xavier. Também possui 18 funcionários, entre eles estagiários do curso de Jornalismo da ECA. “O rádio não morreu, muito pelo contrário, ele está se reinventando em novos formatos, como é o podcast”, diz o editor de Cultura. A Rádio USP, em conjunto com o Jornal da USP, produz 18 podcasts, além de séries especiais sobre temáticas acerca da ciência, saúde e sociedade.

Texto: Emilly Gondim
Arte: Ana Júlia Maciel