Reitoria divulga atualização do Plano USP para retomada das atividades presenciais

Novo documento prevê que retorno dos servidores técnicos e administrativos ao trabalho presencial passe a ser facultativo

A Reitoria divulgou, no dia 17 de novembro, a atualização do Plano USP para retomada das atividades presenciais. De acordo com o novo documento, em função dos dados atuais da pandemia da covid-19, que mostram evolução da doença no Estado de São Paulo, o retorno de 20% dos servidores técnicos e administrativos ao trabalho presencial, anunciado no final de outubro, deixa de ser compulsório e volta ser facultativo.

Não houve alteração em relação às aulas de graduação e de pós-graduação, que continuam a ser ministradas remotamente neste semestre.

Na última semana, o Centro de Contingência do Estado de São Paulo registrou aumento sistemático do número de internações hospitalares em função do coronavírus, tanto na rede pública quanto na rede privada.

“O Plano USP é dinâmico e tem como premissa básica a preservação da saúde da comunidade universitária. No momento, a tendência dos dados nos coloca sob estado de cautela e cuidado”, avalia o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, que coordena o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento e atualização do Plano USP.

Implementado em agosto, o documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19.

Hernandes ressalta que “é absolutamente necessário que as medidas de biossegurança continuem sendo rigorosamente seguidas para que possamos vislumbrar em breve uma redução clara e efetiva da pandemia que permita à Universidade seguir adiante com a retomada segura das atividades presenciais”.

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP