Revista mostra serviços oferecidos pela USP à sociedade

Entre os destaques estão um jornal comunitário feito por estudantes e os 120 anos da Faculdade de Odontologia

A nova edição da revista USP Integração – Montagem de Guilherme Castro/Jornal da USP com imagens de Freepik (pmvchamara)

A capa da nova edição da revista – Foto: Reprodução

Criada em junho de 2019 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a revista USP Integração tem o objetivo de informar o público sobre o que Universidade de São Paulo desenvolve nas áreas de cultura e extensão e o que ela oferece à sociedade. Diferente de periódicos científicos, a publicação tem linguagem jornalística e acessível e é ilustrada com fotografias, gráficos e desenhos em cores. Em sua quinta edição, publicada em dezembro passado, ela traz textos sobre diferentes temas, como jornalismo comunitário, divulgação científica e empreendedorismo, entre outros. A revista está disponível gratuitamente neste link.

USP Integração está dividida em seções como Reportagem de Capa, que traz atualidades de destaque, Entrevista, com um especialista de determinada área, Reportagem, retratando projetos e ações, Experiências, com relatos em primeira pessoa, Ensaio Fotográfico, trazendo imagens de locais que podem ser visitados pelo público, Perfil, com um detalhamento histórico e de funcionamento de diversos órgãos e programas, e O Que É…, que explora curiosidades.

O jornal comunitário Notícias do Jardim São Remo é o tema da seção Experiências. Nessa seção, o professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, escreve artigo sobre o projeto do jornal Notícias do Jardim São Remo, desenvolvido pela ECA há mais de 25 anos. Com a supervisão do professor Dennis de Oliveira e produzida pelos alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo, a publicação traz reportagens voltadas para os moradores do Jardim São Remo, comunidade vizinha à Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. No início, era um jornal mural com 300 exemplares. Com a construção de um muro que separa a Universidade da comunidade, entre 1995 e 1997, o formato mudou para o modelo standard, com 1.500 exemplares distribuídos gratuitamente naquela comunidade.

Páginas da revista USP Integração que abordam o jornal Notícias do Jardim São Remo, produzido por estudantes de Jornalismo da USP – Foto: Reprodução

Conforme Dennis de Oliveira, a parte mais requisitada do jornal é o São Reminho, seção infantil que informa e entretém as crianças e que se tornou um sucesso. Professoras do ensino infantil disseram que já utilizaram o material em sala de aula. Para o professor, o jornal é uma ação de caráter extensionista que transcende, inclusive, a ideia corrente de se pensar a extensão apenas como socialização de conhecimentos. “Em outras palavras, o diálogo de saberes foi a perspectiva que pouco a pouco norteou a proposta”, afirma.

Outras seções

Na parte Perfil destacam-se os 120 anos da Faculdade de Odontologia da USP, onde são realizados a cada ano cerca de 150 mil atendimentos gratuitos, que beneficiam crianças e adultos. No texto redigido por Fabio Rubira, são exibidas a história e as realizações da faculdade, que tem origem no curso de Arte Dentária da Escola Livre de Pharmacia. “Nenhuma instituição se consolida por 120 anos e mantém viva a paixão de educar, formar consciências e formar cidadãos se não estiver apta a perceber os desafios, as inquietações e formular soluções, alternativas e transformar-se com o tempo”, afirma o diretor da faculdade, professor Rodney Garcia Rocha.

O projeto de extensão Compostagem Itinerante, realizado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, promove o empreendedorismo e a geração de renda para os moradores da região de Lorena (SP), além de ministrar oficinas e elaborar conteúdos para escolas de ensino básico. Ele estampa a seção Reportagem. O texto escrito por Sandra Lima conta a história de Murilo Araújo, que de bicicleta começou a vender verduras frescas e orgânicas nos bairros de Lorena. Com sua mãe, a professora da rede pública Edcléia Araújo de Andrade, teve a ideia de escoar a produção excedente da horta criada pela docente e seus alunos da disciplina Compostagem da Escola Estadual Severino Moreira Barbosa, em Cachoeira Paulista (SP). Para ajudá-los a lidar com toda essa produção, o grupo Compostagem Itinerante, da EEL, ministrou os módulos Alimentação Saudável e Compostagem e Empreendedorismo, em novembro de 2019. Formado por alunos de graduação dos cursos de Engenharia e de pós-graduação da unidade, realizou com os alunos de ensino médio uma dinâmica com peças de Lego. Os participantes foram induzidos a criar planos de negócios e a pensar em como comercializar a produção da horta da escola. A reportagem aborda ainda futuros projetos desse núcleo.

Já na seção Entrevista a convidada é a professora Maristela Martins de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que destaca sua experiência com a divulgação científica. Em seu trabalho a docente desenvolveu uma oficina chamada C.S.I. (em referência à série audiovisual), que ensina na prática como é o trabalho de investigação forense e como descobrir o dono do DNA da cena de um crime. Ela fala ainda de um projeto que coordena, o CientificaMente. Na última seção, O Que É…, a professora explica de forma descomplicada o DNA, a  molécula que guarda informações genéticas.

Na seção O Que É…, revista traz informações sobre a molécula de DNA – Foto: Reprodução

A seção Ensaio Fotográfico mostra a Cidade Universitária, em São Paulo. Tendo em vista a dimensão e especificidades dos locais retratados, foram inseridas informações adicionais especialmente para esta edição da revista. Caso algum leitor queira ver retratado nessa seção algum local ou mesmo participar como fotógrafo, pode escrever para procin@usp.br.

Para a diretora editorial da revista, professora Margarida Maria Krohling Kunsch, a publicação preenche uma lacuna: “Esperamos que a revista seja um meio de interlocução da nossa Universidade com os vários atores envolvidos nas suas atividades-fim, estejam eles dentro ou fora dos nossos muros”, afirma Margarida. “Pretendemos democratizar as experiências promovidas e implantadas na área cultural e de extensão até como forma de a Universidade prestar contas à sociedade dos investimentos que vem recebendo como universidade pública e gratuita”, ressalta.

A nova edição da revista USP Integração está disponível gratuitamente neste link.

Por Juliana Alves – Jornal da USP

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