Revista universitária traz olhar reflexivo sobre ensino de ciências

Elaborada pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, Revista Balbúrdia analisa a educação a partir da conjuntura do país

Foto: Divulgação/Revista Balbúrdia

Discutir a relação entre a crise política vivenciada no Brasil e as perspectivas para a educação no país é o foco da quinta edição da Revista Balbúrdia, elaborada pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) da USP. Além das entrevistas exclusivas da deputada federal Sônia Guajajara e da professora e sindicalista Mônica Severo, o quinto número da revista, que pode ser acessado gratuitamente neste link, também inclui outros 19 textos de diferentes autorias para leitura.

“As diferentes dimensões da política e seus impactos na Educação” foi o nome escolhido para a nova edição da revista, elaborada totalmente por universitários. Com um olhar crítico e reflexivo, o material procura compreender a educação a partir de análises da conjuntura política e social do país. Para isso, retoma acontecimentos como a paralisação de caminhoneiros nas estradas após os resultados das eleições de 2022, resgata as trajetórias dos professores e militantes ​​Lisete Regina Gomes Arelaro e João Zanetic, e informa sobre produções de pesquisas em educação.

A Revista Balbúrdia é publicada semestralmente com acesso gratuito justamente para democratizar conhecimentos científicos do meio acadêmico. São mestrandos e doutorandos de diferentes universidades do país que se organizaram coletivamente para pautar diversos assuntos relacionados à resistência da educação brasileira. Os principais problemas relativos ao âmbito educacional são localizados e colocados para discussão. Nas edições estão presentes as informações instruindo os leitores como integrar a equipe e “balburdiar”. Mais informações sobre o material e todos os outros números da revista estão presentes no site.

No início de 2022, a Revista Balbúrdia incluiu áudios da leitura dos textos para melhorar a acessibilidade a pessoas com baixa visão e lançou o Balbúrdia Cast. A ideia é que o conteúdo seja acessado como um podcast disponibilizado na plataforma Spotify, em cinco temporadas. neste link.

Siga a revista nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

Por Maria Fernanda Barros – Jornal da USP