Sala do Conhecimento promove educação em ciência e tecnologia para jovens estudantes

Iniciativa do Instituto de Física de São Carlos da USP recebe inscrições de escolas do Estado de São Paulo para visitas presenciais

Atividade da Sala do Conhecimento na USP em São Carlos – Foto: Reprodução/Youtube

Um novo espaço físico onde estudantes do ensino médio interagem com professores e aprendem sobre ciência e tecnologia entre experimentos dos mais variados tipos. Essa é a Sala do Conhecimento, iniciativa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP que vai receber, até o final do ano, 1.600 alunos de 32 escolas vindos de dezoito cidades do Estado de São Paulo.

A área localizada na Sala 10 do Centro de Apoio Didático (CAD), na Área-2 do Campus USP de São Carlos, conta com vários equipamentos como, por exemplo, um pêndulo de Newton, aparelhos que mostram os comprimentos das ondas da luz, rádio e televisão e tabela periódica. Durante a visita os alunos podem tirar dúvidas sobre os experimentos e também sobre cursos de graduação oferecidos pela USP. A ideia é que o projeto receba, em cada semestre, cerca de cinco mil alunos.

A Sala faz parte do programa Vem Saber, criado por Antonio Carlos Hernandes e coordenado por Herbert Alexandre João, ambos professores do IFSC. Hernandes, que foi vice-reitor da USP de 2018 a 2021, e João trabalharam com diversas iniciativas voltadas para alunos do ensino médio com o objetivo de informar sobre o funcionamento da Universidade e formas de ingresso, como o Vem pra USP e a Competição USP de Conhecimentos (Cuco).

“Este é o momento de iniciar um movimento que leve as atividades que são desenvolvidas no campus USP em São Carlos para além da região administrativa de nossa cidade, atraindo, dessa forma, os jovens alunos do ensino médio de todo o Estado”, destacou Hernandes durante a sessão que marcou o início do projeto. Além dos participantes terem a oportunidade de vivenciar um dia inteiro no ambiente universitário, eles vão obter informações importantes sobre como entrar na USP, quais os cursos disponíveis no campus e quais são os mais concorridos, podendo planejar uma carreira.

Estudantes na Sala do Conhecimento – Foto: Divulgação/IFSC

De acordo com Hernandes, a Sala do Conhecimento foi concebida como “um espaço descontraído e jovem onde os alunos poderão interagir com os professores na realização de experimentos científicos, podendo reforçar o que aprendem na sala de aula e motivá-los para o estudo”.

Vem saber

O projeto Vem Saber conta com a parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como forma de promover a educação pública da cidade, da região e do Estado. “É muito significativo o surgimento deste projeto, já que ele tem uma missão altruísta cuja recompensa é a satisfação de se poder contribuir para a educação da sociedade”, ressalta o diretor do IFSC, Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

A inscrição para o projeto Vem Saber é feita pela escola, por meio de um professor responsável. Basta acessar este link e clicar em “agendar participação” no programa Universitário Por um Dia, onde é possível escolher data e horário para a visitação. Os grupos deverão ser de, no máximo, 42 pessoas, incluindo professores que ficarão responsáveis pelo monitoramento dos alunos.

Ao receber a confirmação da inscrição, o professor deve enviar uma lista com os nomes completos dos alunos e CPF dos visitantes ao e-mail saladoconhecimento@ifsc.usp.br. Todos devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra a covid-19.

Texto adaptado de Rui Sintra, Assessoria de Comunicação do IFSC

Por Jornal da USP