Semana de Química do IQSC: de 22 a 26 de outubro

A 21ª edição da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que acontece de 22 a 26 de outubro de 2018, terá como tema “IQSC: 45 anos formando profissionais da Química”. Na programação constam palestras, mesas redondas, minicurso, show da Química, exposições, apresentações musicais, oficina, visitas técnicas, homenagens e premiações.

Durante o credenciamento, que acontece na segunda-feira (22) no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC a partir das 8 horas, serão feitas as inscrições para participação em toda a programação, por isso é importante estar presente. Serão priorizados os alunos de graduação do IQSC. Todas as atividades são gratuitas, com exceção das visitas técnicas, para as quais será solicitado um investimento de R$ 10,00 (dez reais) para reserva de vaga.

A abertura do evento acontece às 14 horas na segunda-feira, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC e contará com a presença confirmada do Diretor do Instituto, professor doutor Emanuel Carrilho, da Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, professora doutora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, e dos chefes dos departamentos da unidade, professores doutores Artur de Jesus Motheo e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro.

Após a cerimônia, será proferida a palestra “Origens da Universidade Brasileira”, com o professor doutor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras da Universidade Federal de Minas Gerais, que além de orientar estudantes na área de Química Inorgânica e História da Ciência, trabalha em atividades de ensino, extensão e divulgação da Química. O pesquisador recebeu o Prêmio ABEU – 2016 (Associação Brasileira de Editoras Universitárias) pelo livro “Origens da Química no Brasil”.

A organização da SEMAQ é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária com o apoio da Comissão Organizadora Discente.

A programação completa da Semana pode ser consultada aqui.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)