Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”: acompanhe a programação

A 23ª edição da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC)/USP, que acontece até sexta-feira (23) está com programação on-line. As palestras e as mesas-redondas são abertas aos interessados, através do canal do Youtube do IQSC, mas os minicursos, oferecidos com prioridade aos alunos de graduação da Unidade, já estão com as vagas completas.

O evento é coordenado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, e organizada pela Comissão Organizadora Discente, presidida por Arthur Moraes Franco da Rocha.  As atividades integram a programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da C&T.

Contato: ccex@iqsc.usp.br

Programação – palestras
Transmissão: clique aqui.

“Combinando ecologia química com mineração metabolômica de espécies vegetais na busca de moléculas bioativas de controle de insetos e pragas”
19 de outubro, segunda-feira, 10 horas
Pesquisador Moacir Rossi Forim (DQ-UFSCar)

“Impactos da invasão de patógenos na agricultura: o caso da ‘vassoura de bruxa’ do cacaueiro na Bahia”
19 de outubro, segunda-feira, 13h30
Prof. Dr. Antonio Vargas de Oliveira Figueira (CENA-USP)
Disponível no Youtube

“O novo biocombustível”
19 de outubro, segunda-feira, às 15h30
Prof. Dr. Elias Ayres Guidetti Zagatto (CENA-USP)
Disponível no Youtube

“Nanotecnologia aplicada a conservação pós-colheita de frutas e hortaliças”
21 de outubro, quarta-feira, 09 horas
Pesquisador Marcos David Ferreira (Embrapa Instrumentação)
“A Embrapa Instrumentação desde 1984, contribui com pesquisas na área de instrumentação agropecuária, com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, analistas e técnicos. Desde 2009 abriga o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio – LNNA, o qual por meio da rede AgroNano agrega pesquisas em parceira com diversas unidades e institutos no Brasil e exterior, sendo que no último levantamento conta com 158 pesquisadores, distribuídos em 53 centros de pesquisa e universidades (14 unidades da Embrapa).  Uma das linhas de pesquisa da Embrapa Instrumentação é a de tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças, a qual interage diretamente com a de nanotecnologia.  Desta forma, essa interação entre as duas linhas de pesquisa têm apresentado resultados, destacando-se os revestimentos comestíveis, filmes poliméricos aditivados com nanopartículas e nanosensores.  Essas tecnologias foram transferidas por meio de parcerias e/ou licenciamentos a iniciativa privada e atualmente encontram-se em estágio pré-comercial ou comercial.  Maiores informações sobre essas tecnologias podem ser acessadas por meio do link: http://poscolheita.cnpdia.embrapa.br/.  Material didático desta apresentação encontra-se neste site na aba publicações – livros -, com destaque para a edição de 2017 – Instrumentação Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, no qual consta o capítulo “A nanotecnologia aplicada a pós-colheita de frutas e hortaliças”.  Importante ressaltar que essas ações objetivam contribuir para um aumento da eficiência desse setor, com redução de perdas de alimentos, que em muitos casos podem chegar a 30% do que é produzido.”

“Água Segura na Agricultura”
23 de outubro, sexta-feira, 14 horas
Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner Raimundo (IQ-UNICAMP)
“Quais as características necessárias para uso da água na agricultura? O seminário abordará os parâmetros de qualidade de água necessários para uso na agricultura, bem como quais os impactos que as atividades agroindustriais impõem para os corpos d’água e, consequentemente, água para consumo humano”.

“Divulgação científica e sociedade – Ciência: Cloroquinão devemos ignorá-la”
22 de outubro, quinta-feira, 10 horas
Ana Luiza Dornas
representante da Força Tarefa Amerek. Combate a desinformação sobre a covid-19;
Edna Moura Zuffi
Professora e pesquisadora, Doutora em Educação na área de ciência e matemática;
Carolina Sotério
pesquisadora em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia;
Juarez Lopes Ferreira da Silva
Professor e pesquisador do IQSC/USP, experiente em divulgação científica nas redes sociais.
“Discutiremos a divulgação científica, seus impactos sobre a sociedade e como ela foi afetada durante a pandemia”.
Inscrição: clique aqui.
Link da transmissão: clique aqui
Contato: uspchem.chapter@gmail.com

Programação completa