Semana de Saúde Mental da USP terá papel fundamental na inclusão e pertencimento da comunidade universitária

Entre os dias 15 e 19 de maio, em todos os campi da USP, na capital e no interior, acontecerá a 1ª Semana de Saúde Mental. O evento passa a integrar o calendário oficial da USP neste mês e estabelecerá o dia 16 de maio como o “Dia da Saúde Mental na USP”

PRIP organiza 1ª Semana de Saúde Mental na USP – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: PRIP/USP e Flaticon

A cada dia a USP tem desenvolvido atividades que revelam a importância de lidar com a saúde mental na comunidade universitária. Desta vez, entre os dias 15 e 19 de maio, a Direção de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) promove, pela primeira vez na história da instituição, a 1ª Semana de Saúde Mental. O evento acontecerá nos campi da Universidade localizados na capital e no interior e passa a integrar o calendário oficial da USP no mês de maio, sendo o dia 16 de maio a partir de agora o Dia da Saúde Mental na USP. Toda a programação é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.

E a data escolhida não foi por acaso! A semana coincide com o calendário nacional de celebração e luta em defesa da Política de Saúde Mental brasileira e da Luta Antimanicomial.  A temática assume, desse modo, um lugar de prioridade e destaque na formulação de políticas universitárias.

Ricardo Teixeira – Foto: PRIP/USP

Com uma programação repleta de atividades que propiciem um maior conhecimento sobre as políticas de saúde mental do País e que ofereçam um espaço de escuta, acolhimento e orientação, a semana tem como objetivo principal romper com o silêncio. Segundo os organizadores do evento, reverberar em toda a Universidade esses espaços é o pontapé inicial para reconhecer o que causa o sofrimento mental e como evitá-lo. “Esse será um marco para sinalizarmos que a USP prioriza a saúde mental e enxerga essa pauta como medida urgente e necessária na garantia da permanência estudantil”, salienta Ricardo Teixeira, diretor da Divisão de Saúde Mental da PRIP e coordenador do evento.

Como você sente os ambientes institucionais?

Recentemente a PRIP divulgou o resultado do Primeiro Questionário de Inclusão e Pertencimento. Os dados permitiram mapear a comunidade universitária com informações acerca de gênero, cor da pele, orientação sexual, deficiência e nível de escolaridade dos pais ou responsáveis. Além disso, algumas perguntas estavam presentes no questionário que avaliava qual a receptividade dos estudantes, funcionários e docentes a respeito da sensação que os ambientes institucionais da USP promovem. A pesquisa apontou que, apesar de a maioria das respostas enxergarem o ambiente como “respeitoso”, as palavras que mais são associadas à Universidade são “elitista” e “excelência”.

O reflexo desses sentimentos está presente em 35% dos entrevistados, que afirmam que a USP mais atrapalha do que ajuda sua saúde mental. Não só isso, o questionário também indicou que: mais de 50% de docentes e servidores relataram ter sofrido discriminação, bullying, hostilidade, assédio moral e/ou comportamento intimidador; entre os docentes (51%), o motivo que mais causou o comportamento intimidador foi sua identidade de gênero; entre os servidores (56,4%), o assédio foi mais praticado por chefias; entre estudantes de graduação e pós-graduação (32%), o motivo foi sua condição socioeconômica, e o responsável mais citado é o(a) professor(a); já entre os pós-doutorandos, a causa do assédio é mais relacionada ao desempenho acadêmico.

 

São muitas as causas que levam os estudantes, docentes e funcionários a não se sentirem tão bem nos ambientes acadêmicos da Universidade. “Estamos investigando as causas do sofrimento mental. E iremos intervir por meio de diferentes maneiras para prevenir esse mal-estar”, conta Teixeira. “Intervir nos currículos, promover espaços de escuta às pessoas em maior vulnerabilidade econômica, que sofrem racismo e LGBTfobia são alguns dos nossos próximos passos. Sabemos que é uma tarefa de anos para interrompermos essa lógica”, complementa ele, que também é professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Os organizadores do evento também buscam discutir o significado de saúde, para além de um organismo sem doenças, pois um estado completo de bem-estar físico, mental e social é muito mais do que a ausência de patologias e enfermidades. Para Teixeira, quebrar essa lógica medicalizante ou psiquiatrizante faz parte também da luta antimanicomial, sendo a USP aliada à causa na busca por justiça social e respeito aos direitos humanos. “A patologia mental merece cuidado. Promovemos a saúde na Universidade por outro caminho. Queremos prevenir antes que o mal-estar se estabeleça. Por isso, a programação da semana foi pensada em atividades físicas, artísticas e seminários.”

A programação da 1ª Semana de Saúde Mental foi dividida em três eixos: Conhecimento sobre política de saúde mental no Brasil; Espaços de trocas de experiências e escutas focadas em práticas de cuidado em saúde mental não médicas e não psicológicas, como terapias comunitárias, oficinas de arte e de canto coral; e, por fim, Discussões sobre os impactos da pandemia em nossa saúde mental. Apesar da pandemia oficialmente ter terminado, Ricardo Teixeira pontua a necessidade de lidar com a questão, uma vez que “a vida não voltou ao normal, como éramos antes dela iniciar. A gente ainda continua vivendo esse momento. As marcas deixadas pelo isolamento e pelas perdas são sentidas até os dias de hoje”.

Confira abaixo a programação completa nos campi da USP disponibilizada no site da PRIP neste link.

 

São Paulo

Dia de Saúde Mental da USP

16 de maio, terça-feira – Auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

8h30 – Abertura
Prof. dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor
Profa. Dra. Ana Lucia Duarte Lanna, pró-reitora de Inclusão e Pertencimento e demais autoridades

9h – Conferência: A Política de Saúde Mental no Brasil: como chegamos até aqui e onde nos encontramos?
Profa. Sônia Barros (professora sênior da USP e diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde)

10h30 – Mesa: Saúde mental, bem-estar e diversidade na USP
Profa. Gislene Aparecida dos Santos (professora da EACH-USP e coordenadora do nPeriferias/IEA-USP)
Profa. Miriam Debieux (pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento)
Prof. Ricardo Teixeira (diretor de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP)

Seminário Pandemia e Saúde Mental: dimensões subjetivas, políticas e institucionais

O seminário reúne produções artístico-culturais, pesquisas e produções teóricas referentes ao período pandêmico e suas relações com o agravamento do sofrimento psíquico, em suas dimensões subjetivas, políticas e institucionais.

Pauta-se na importância do diálogo e da reflexão que considerem a dimensão pública e política desse sofrimento e na centralidade do acolhimento para seu enfrentamento, instaurando práticas da escuta coletiva, considerando que o compartilhamento das memórias do presente contribui para a produção da saúde mental ao criar um espaço de elaboração e luto público.

15 a 17 de maio de 2023, segunda a quarta-feira
Anfiteatro Camargo Guarnieri (com transmissão simultânea pelo canal do youtube)

15/5 – 16h – Cine Debate no Cinema da USP (Cinusp)
Exibição do filme: Quando falta o ar
Debate com convidados: Ana e Helena Petta (diretoras do filme), Luciano Gomes (UFPB)

Dia 15/5 – 18h – Mesa 1: Cuidado, luto e saúde mental – dimensões clínicas e políticas da pandemia de covid-19 no Brasil
Convidados: Christian Dunker (IP-USP), Deivison Faustino (Unifesp) e Clélia Prestes (AMMA-Psiquê)
Coordenação: Miriam Debieux Rosa

16/5 – 18h – Mesa 2: Memória, reparação e saúde mental: dimensões políticas e jurídicas da pandemia de covid-19 no Brasil
Convidados: Vladimir Safatle (FFLCH-USP), Deisy Ventura (FSP-USP) e Vera Paiva (IP-USP)
Coordenação: Ana Elisa Bechara (PRIP-USP)

Dia 17/5 – 18h – Mesa 3: Pandemia e universidade – experiência do presente e desenhos de futuro
Convidados: Jaquelina Imbrizi (Unifesp-BS), Sabrina Ferigato (DTO-UFSCar) e Miriam Debieux Rosa (PRIP-USP)
Coordenação: Ricardo Teixeira

Atividades nos campi

Butantã

No campus do Butantã, estão programadas palestras, mesas, oficinas, rodas de conversa, práticas coletivas de cuidado, atividades lúdicas e artístico-culturais, que oferecem ricas oportunidades de discussão e promoção da saúde mental na Universidade. Todas são oportunidades de ampliação da partilha coletiva da experiência, fortalecendo laços sociais e o sentido de pertencimento.

PRAÇA DO RELÓGIO

Na Praça do Relógio, do campus Butantã, em São Paulo, acontecerão atividades para propiciar cuidado, acolhimento, encontros e trocas, tendo como mote poético produzir os “avessos da pandemia”. Uma oportunidade de conhecer e experimentar diversas práticas simples e acessíveis de cuidado com a saúde mental individual e coletiva.

ECOS

ESCUTA, CUIDADO E ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

A equipe do programa ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental) estará presente na Praça durante toda a semana, das 9h às 16h30, oferecendo espaços de escuta e de conversa, individuais e coletivos, e apresentando o próprio serviço e os recursos de cuidado com a saúde mental disponíveis na USP.

TENDA

15/5 (Segunda)

12h15-13h45

RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA

Responsável: Profa. Stella Maris Nicolau (Unifesp-BS)

Terapia comunitária é um recurso da saúde mental comunitária na qual as pessoas se reúnem e podem falar daquilo que as incomoda e faz sofrer, partilhando experiências e formas de enfrentamento de situações de sofrimento. Através da escolha de um protagonista para ser ouvido, o grupo exercita a escuta empática, sem julgamentos, lançando perguntas para ajudar a compreender a situação.

Vagas: 40
Formulário de inscrição: a atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link:  https://forms.gle/7Z5ziekrrxSKGdmB6

15h-16h30

OFICINA DE POESIA: REINVENÇÃO DE MEMÓRIAS

Responsáveis: Vima Lia de Rossi Martin
(docente Letras/FFLCH) e Daniel Carvalho – Daniel Gtr (poeta, slammer e doutorando Letras/FFLCH)

A oficina se apresenta como espaço de acolhimento e exercício criativo, favorecendo a construção de caminhos associativos e processos de significação. Através de atividades práticas de escrita criativa e de leitura compartilhada, serão articuladas as dimensões pessoal e coletiva da criação literária, concebida como reinvenção de memórias.

Vagas: 30
Formulário de inscrição: https://forms.gle/2y7pjgQXdon4Ba3dA

17h-18h30

AULA ABERTA:
TAI CHI E CHI KUNG PELA SAÚDE INTEGRAL

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando ao cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

16/5 (Terça)

12h15-13h45

ATIVAÇÃO DA OBRA: COM/ER – UM ATELIÊ(U) DE ESCU(L)T(UR)AR FOMES, APETITES, TER(R)APÊUTICAS E SAÚDES CÓSMICAS

Proposição-facilitação: Alexis Milonopoulos Convidada: Neka Menna Barreto

Proposta: “Tal qual saúdes e cosm(und)os, comer é algo que fazemos junt_s* e, não por acaso, “Com/er” oferenda uma ocasião-piquenique para co(m)versarmos sobre as potências de nossas práticas alimentares e tudo mais o que elas podem (ser) e fa(s)er.
* Cada participante é convidad_ a ofertar uma comidinha para com/partilharmos no piquenique, que será (no horário d)o almoço de muit_s.”

Vagas: 30
Formulário de inscrição: a atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/tvv45544weESLCHH9

Dado o caráter co/letivo da [d]obra-atividade, cada participante é convidado a oferendar um prato para com/partilharmos ao longo do piquenique-e(m)contro.

Minibio(s): Artista, cientista e cosmonauta, Alexis vem seguindo sua intuição e experimentando (com) a farofa cósmica que é viver e (com) o que mais a vida pode (ser) e fa(s)er em (e como) meio [par]à sua cri/atividade, abundância e encantamento.

14h-16h30

A PRÁTICA DA DIETA PARA A SAÚDE MENTAL

Responsáveis: Dra. Lara Natacci e Dra. Cintia Silvia, pós-doutorandas do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP

Roda de conversa em que auxiliarão as pessoas a construírem um cardápio saudável para a mente.

Vagas: 30
Formulário de inscrição: https://forms.gle/PMwSCCWGbB8ZrMdn9

17h

JOGOS LÚDICOS

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e prof. Luiz Dantas (EEFE-USP)

Atividades livres e divertidas com materiais de jogos alternativos, como padminton, roundnet e kinball.

Essas atividades serão desenvolvidas ao ar livre em espaço gramado, ao lado da tenda na Praça do Relógio.

17/5 (Quarta)

7h-8h

AULA ABERTA:
TAI CHI E CHI KUNG PELA SAÚDE INTEGRAL

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando ao cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

9h-10h30

AULA ABERTA:
SAÚDE MENTAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS EM QUESTÃO

Responsável: Profa. Ianni Scarcelli (IP-USP)

A aula faz parte da disciplina Psicologia Social e Políticas Públicas de Saúde dos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social (mestrado e doutorado) e em Formação Interdisciplinar em Saúde (mestrado profissional) e terá a participação de pós-graduandas/os que debaterão sobre os dilemas da saúde mental e das contribuições da luta antimanicomial na construção de políticas e práticas de saúde/saúde mental.

10h30-11h45

ENSAIO ABERTO DO CORAL CÊNICO CIDADÃOS CANTANTES

Regência: Júlio Maluf; coordenação: Cris Lopes; coach Corpo&Voz: Rebeca Lua

Coral composto pela diversidade atraída pelo cantar performático. Promovendo encontros nos quais se busca harmonizar dissonâncias para afinar diferenças, o coral recupera o sentido da arte de transformar atitudes, lugares de saber, lugares de existência, intervindo de maneira inovadora na saúde e na produção de mundo.

Formulário de inscrição: a atividade é livre, entretanto o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/ay3v7kfFwujimdcn9

12h-13h

RODA DE CONVERSA: ARTE, SAÚDE E CULTURA COM CORAL CÊNICO CIDADÃOS CANTANTES

Responsáveis: Cris Lopes (Coral Cênico Cidadãos Cantantes) e Elizabeth Lima (TO/FMUSP)

Conversa sobre a potência da arte de transformar atitudes e modos de vida, produzir saúde e inventar mundos.

14h-16h

OFICINA DE CANTO & CORAL E RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE MENTAL E MÚSICA

Responsável: Yago Luna (ECA-USP)

A Oficina de Canto & Coral é um espaço democrático, onde todos podem participar, com ou sem experiência prévia com música, uma vez que no canto o instrumento é o próprio corpo. A experiência propicia o trabalho em conjunto, a empatia, a harmonia e o autodesenvolvimento. A ideia principal é promover o canto, para que seus benefícios sejam compartilhados com todos. O público é livre, aberto a toda a comunidade USP.

Local: Espaço das Artes
Vagas: 30
Formulário de inscrição: https://forms.gle/HwNq6YkS72w7GWRY8

18/5 (Quinta)

9h

JOGOS LÚDICOS

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e prof. Luiz Dantas (EEFE-USP)

Atividades livres e divertidas com materiais de jogos alternativos, como padminton, roundnet e kinball.

Essas atividades serão desenvolvidas ao ar livre em espaço gramado, ao lado da tenda na Praça do Relógio.

9h-11h30

RODA DE CONVERSA SOBRE LUTA ANTIMANICOMIAL, POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL E CONSTRUÇÃO DE DIREITOS

Responsáveis: profa. Ana Luisa Aranha e Silva e outros membros do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental (GPIPPSAM) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

12h

ATO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Ato na Av. Paulista, a partir das 12h

19/5 (Sexta)

10h-12h

SOCIODRAMA

Responsável: Tatiana Romão

Convite para uma vivência sociodramática em que serão debatidos os desafios da permanência na Universidade. O Sociodrama é um método da Socionomia que utiliza técnicas de teatro para abordar os conflitos e sofrimentos de um grupo ou de uma comunidade.

Vagas: 50
Formulário de inscrição: https://forms.gle/LXXBEGg7HjCQpqVy8

12h15-13h45

ACALOURANDO – RODA DE CONVERSA DE APOIO AO INGRESSANTE

Responsável: equipe do Programa ECOS

O começo da vida universitária pode vir com muitas incertezas e inseguranças. O ingressante precisa se adaptar a muitas mudanças, desde aprender o caminho até a sua unidade, até a formação de novas relações e a adaptação ao mundo acadêmico.
Pensando nisso, o Programa ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental) criou o projeto Acalourando – Rodas de Conversa de Apoio ao Ingressante, com o objetivo de promover um espaço de escuta coletiva, de apoio mútuo e acolhimento das demandas socioemocionais para os ingressantes da USP.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/conversasingressantes

14h30-16h30

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO: ARTE, CORPO E SAÚDE

Responsáveis: Eliane Dias de Castro (PGEHA-USP), Elizabeth Araújo Lima e Renata Monteiro Buelau (TO-FMUSP)

Experimentações com atividades artísticas e corporais e subsídios conceituais para ativação sensível e crítica do cuidado de si e do outro.
Venham com roupas confortáveis e tragam toalhas ou cangas.

Vagas: 30
Formulário de inscrição: https://forms.gle/HEdJ76Sxh7ZWmDkg8

17h-19h30

SARAU DE POESIA “ESTAÇÃO POVOAR”

Responsáveis: Vima Lia de Rossi Martin
(docente Letras/FFLCH) e Daniel Carvalho – Daniel Gtr (poeta, slammer e doutorando Letras/FFLCH)
Nivaldo Brito – Ni Brisant (poeta, editor e mestrando Letras/FFLCH)

Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas… Pode ser sarau!
A partir de leituras de textos clássicos e contemporâneos e de apresentações de poetas atuantes no circuito marginal-periférico de poesia paulistano, o Sarau Estação Povoar convida à escuta, fala e coragem.
Com microfone aberto para todo público, o propósito é estimular o protagonismo comunitário e, principalmente, de pessoas oriundas de periferias sociais e geográficas.
Durante o sarau, serão disponibilizados livros de diversos autores periférico-marginais para estimular as pessoas a interagirem/participarem.

Artistas: Daniel Gtr, Ni Brisant, Dinha, Cissa Lourenço, Mari Pionório, Gih Trajano

CAMINHADAS

CAMINHADAS “VIDAS ATIVAS” NO CAMPUS

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e prof. Luiz Dantas (EEFE-USP)

“Vidas Ativas” é uma ação estratégica de aproximar, conhecer e se articular mais com os coabitantes do lugar e, com isso, engajar as pessoas que convivem na Cidade Universitária em formas de vida mais ativas, através de caminhadas e deslocamentos ativos no campus e seu entorno próximo, destacando suas virtudes de dispositivo conversacional e fabricador de laços, não apenas com outras pessoas, mas com os lugares.

CAMINHADAS PELO CAMPUS

Conectar-se consigo, com as outras pessoas, com o ambiente. Ampliar seus percursos a pé pela USP e descobrir o que há pelos caminhos.

Proposta de 3 roteiros: circuito da Praça do Relógio, Raia Olímpica e Bosque da Física.
Todos partindo da tenda na Praça do Relógio, nos seguintes horários:

– 15/5/2023, segunda, às 14h45 – Caminhada para o cinema

– 16/5/2023, terça, às 13h

– 17/5/2023, quarta, às 11h3013h e 17h

– 18/5/2023, quinta, às 11h – Caminhada para o Ato na Paulista

– 19/5/2023, sexta, às 11h30 e 13h

Recomendação: vamos cuidar da hidratação, não esqueça seu copo, squeeze etc.!

CINUSP

15/5 – 16h

Cine e Debate no Cinusp

ABERTURA DO SEMINÁRIO PANDEMIA E SAÚDE MENTAL

Exibição do filme Quando falta o ar e debate com convidadxs:  Ana e Helena Petta (diretoras do filme) e Luciano Gomes (UFPBf

16/5 – 14h

Cine e Debate no Cinusp

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do filme: Holoucasto brasileiro

Debate com as profªs. Maria Cristina Vicentin e Jana Koosah

17/5 – 14h

Cine e Debate no Cinusp

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do Filme: Nise: o coração da loucura

Debate com as Profªs. Elizabeth Araújo Lima e Eliane Dias de Castro

19/5 – 14h

Cine e Debate no Cinusp

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do filme: Bicho de Sete Cabeças

Debate com a profa. Ianni Scarcelli

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

18/5 – 13h30

LIVE DO “ICB EM PAUTA”  SOBRE “SAÚDE MENTAL E ESTRESSE”

Resumo: As lives do ICB em Pauta são transmitidas no YouTube e no Facebook do ICB e duram de 30 a 45 minutos. Elas funcionam no formato de entrevista, no qual um jornalista, assim como a audiência, irá elaborar e fazer perguntas. Esta live será com Juliana Maltoni Nogueira, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP e integrante do Lapicc – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, também especialista em Terapia Cognitiva.

No YouTube e no Facebook do ICB

19/5 – 11h30

JARDINAGEM E SAÚDE MENTAL

Resumo: Entrar em contato com plantas e terra auxilia o cultivo da saúde física e mental do ser humano. Nessa palestra, Assucena Tupiassu, bióloga especialista em saúde pública, compartilha sua experiência nas oficinas de jardinagem com o público usuário do sistema de saúde pública.

Local: ICB-3

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

17/5 – 17h-19h

Roda de Conversa: “Tornar-se professor em uma escola ameaçada”

Resumo: A roda de conversa é uma iniciativa do Programa Acolhe da CIP-FEUSP. Mediada pelo professor e psicanalista Rinaldo Voltolini, consiste em um momento para as/os estudantes da FEUSP partilharem suas reflexões a respeito da situação atual de ameaças às escolas.

Local: Laboratório 9, bloco B, da Faculdade de Educação da USP
Vagas: 70

FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

A FEA-USP organiza a SEMANA DE SAÚDE MENTAL (de 15 a 20/05) e a SEMANA DA PERMANÊNCIA (de 22 a 25/05). Confira a programação:

15/05 – 16h00

16/05 – 14H00

Dinâmica com psicóloga Giulia Priori

Dinâmica alunos e professores: Escrever em papéis anônimos como enxerga a saúde mental na graduação. Socialização e debate.

17/05 – 17h00

18/05 – 14H00

Atividade de confecção de cartazes sobre saúde mental na faculdade inspirados no episódio 3 da série Modern Love

Apresentação do Programa ECOS
Convidado: Ricardo Rodrigues Teixeira (Direção de Saúde Mental e Bem-Estar da PRIP)

20/05 – 12h00

Almoço da Pós-Graduação com psicóloga Regina Madalozzo

SEMANA DA PERMANÊNCIA

22/05 – 17h00 – 18H30

23/05 – 14H00

Palestra: Permanência de Mulheres e Negros na Universidade
Convidada: Merllin Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina (FM) da USP
Local: Auditório do FEA-5

Saída da FEA
Ida ao MASP

24/05 

14h00

Piquenique com coletivos na Praça do Relógio

17h00 – 18h30

Palestra
Local: Auditório do FEA-5


 

Bauru

16/05 

8h30 – 12h00

Transmissão simultânea do evento “Dia da Saúde Mental na USP”

Realizado presencialmente no campus Butantã, no auditório “Profa.  Drª.  Maria  Cecília  Bevilacqua”,  Bloco  Didático 3 da FOB-USP

12h30 – 14h00

Roda de conversa com coletivos estudantis

Sobre Saúde Mental, Bem-Estar e Diversidade no campus da USP de Bauru

Local: Centro Cultural

18h30 – 21h30

Oficina:  “Eu  expresso!”

A partir de referenciais das artes cênicas, propõem-se movimentos adequados ao limite de cada participante que facilitam o despertar do corpo extracotidiano e processo de descoberta de suas expressões individuais dentro da prática coletiva

Local: Auditório da Biblioteca

23/05 

12h30 – 14h00

Roda de conversa com coletivos estudantis

Sobre Saúde Mental, Bem-Estar e Diversidade no campus da USP de Bauru

Local: Centro Cultural

18h30 – 21h30

Oficina: “O que pode um corpo? Um percurso a partir dos afetos pandêmicos”

Partindo da Dança-Movimento-Terapia e do Aikido, propõe-se uma investigação corporal dos afetos mobilizados na pandemia, buscando propiciar uma vivência de corpo mais conectado às suas potências e disponível ao encontro com os outros

Local: Auditório da Biblioteca

30/05 

12h30 – 14h00

Roda de conversa com coletivos estudantis

Sobre Saúde Mental, Bem-Estar e Diversidade no campus da USP de Bauru

Local: Centro Cultural

18h00 – 21h00

Encerramento do Mês de Saúde Mental na USP Bauru:

Integração com apresentação musical + Intervenção artística com muralismo colaborativo

Local: Área comum em frente ao Centro Cultural /Muro do Prédio da Assistência Técnica Financeira e Almoxarifado


 

São Carlos

A programação da Semana de Saúde Mental em São Carlos resulta da parceria entre a USP, a UFSCar e a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos e inclui atividades nos dois campi universitários e em outros espaços da cidade.

15/05 – 18/05

Exposição no Paço Municipal de São Carlos – produções artísticas dos CAPS de São Carlos

15/05 

14h00

Mesa Redonda: “Reforma Psiquiátrica: desafios atuais para o SUS e para as universidades”

Convidadxs: Silvio Yasui (UNESP), Carmem Pereira (SMS-São Carlos – Chefe da Seção de Saúde Mental) e Sabrina Ferigato (UFSCar – Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental)

Local: Auditório Bento Prado Jr.

16h00

Cine Debate na UFSCar – O Bicho de 7 cabeças

Coordenação: Prof. Leandro Saraiva (DAC UFSCar)

Local: Auditório Bento Prado Jr.

17/05 

14h00

Palestra: “Prazer e sofrimento na universidade”

Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza.
Realização: Comissões de Inclusão e Pertencimento do campus de São Carlos

Local: Anfiteatro do IFSC-USP

18/05 

9h00

Evento na Praça do Mercado – Por uma sociedade sem manicômios

10h00

Bateria da UFSCar na Praça – Batucadas por mais saúde mental!

12h30

Oficina sobre ansiedade

Realização: Apoia USP/GAPSi

Local: Salão Cultural do Centro Acadêmico da USP

14h00

Mesa Redonda:  “O papel das universidades na construção da saúde mental universitária e no fortalecimento da RAPS”

Mesa Redonda:  “O papel das universidades na construção da saúde mental universitária e no fortalecimento da RAPS”

Palestrantes:
– Djalma Ribeiro Jr – Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar
– Laysla Demonari Gomes – Representante da Associação de Pós-Graduandos da UFSCar
– Marc Tristão e Tristão – Representante do Diretório Central de Estudantes da UFSCar
– Ricardo Oliveira – Psicólogo do Deace-Araras/UFScar e vice-coordenador da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental da UFSCar
– Emanuela Pap da Silva – Assistente Social da USP (Apoia USP/Gapsi)
– Simone do Rocio Senger – Professora Associada da USP, coordenadora do Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do ICMC-USP
– Representante da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos
– Taís Bleicher – Docente do DPSI/UFSCar, membra da Comissão de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde Mental UFSCar e Apoia USP
Mediação: Sabrina Ferigato – Docente do DTO/UFSCar e coordenadora da CASM e da CPPCSM da UFSCar

 

Local: Auditório Bento Prado Jr.

16h00

Cine Debate na UFSCar – Nise: o coração da loucura

Organização: Centro Acadêmico da Terapia Ocupacional (CATO)

Local: Auditório Bento Prado Jr.

19/05 

14h00

Roda de conversa: Conhecendo a rede de atenção psicossocial de São Carlos

Convidada: Priscila Cugler (Psicóloga do CAPs AD)  Local: Salão Cultural do Centro Acadêmico da USP  Realização: Apoia USP/GAPSi

Local: Salão Cultural do Centro Acadêmico da USP


 

Ribeirão Preto

16/05 

14h00 – 15h00

Praticando Mindfulness para o Bem-Estar e a Saúde Mental

Responsável: Prof. Edilaine G. (centrodemindfulness@usp.br)
Prática de Mindfulness destinada a docentes, funcionários e estudantes. Atividade aberta sem a necessidade de experiência prévia

Local: Sala 1 do CEFER

15h00 –  17h00

Atividades Físicas no CEFER para a comunidade do campus

Local: Ginásio

17h00 –  19h00

Adaptação pedagógica para neurodiversidades

Responsáveis: Profas. Roseli Basso-Silva e Cristiane Martins Peres
Evento para abordar adaptações pedagógicas para neurodiversidades: reconhecimento de necessidades; ações recomendadas; fluxos de informação (finalidade e cuidados necessários); processos para integrar ações; avaliação e aprimoramento.

Local: Anfiteatro da FEA

19h00

Cine Cult USP Especial/ Dia da Saúde Mental no Campus USP/RP

Responsável: Eduardo (COPI)
Apresentação do documentário sobre a psicanálise A primeira sessão, seguida de debate com a equipe de atendimento, psicólogos e estagiários do Centro de Orientação Psicológica da PUSP-RP, voltado especialmente aos graduandos do Campus USP-RP, nosso público alvo. Esta atividade também será uma preparatória ao Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (ENAPOL) que ocorrerá no final de setembro em Buenos Aires

Local: Teatro do Campus

17/05

20h00

Apresentação Musical “Fragmentos”

Apresentação musical realizada pelo Coro Cênico “Bossa Nossa”. Os ingressos podem ser retirados na Seção de Apoio Acadêmico da EERP-USP.

Local: Teatro do Campus

CEBIMAR

15/05

15h30

Roda de conversa: Habilidades Socioemocionais

Responsável: Rayoni R. Salgado
Descrição: A proposta da roda de conversa é provocar uma discussão acerca das habilidades socioemocionais, entendidas como capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, bem como a estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

ATIVIDADES ONLINE

(com inscrição prévia e limite de vagas)

15/05

17h30 –  19h00

Oficina: Sonhar Grupal

Responsáveis: Pablo Castanho e Catarina Kuvasney Lima (IP-USP)
Descrição: Utilizaremos uma técnica de compartilhamento de sonhos noturnos em grupo para ampliarmos nossa reflexão sobre o tema da saúde mental e bem-estar na universidade. Os relatos de sonhos serão tomados exclusivamente em sua dimensão grupal. Não é necessário ter sonhos para participar do grupo.

Plataforma: Meet
Vagas: 80
Formulário de inscrição: https://forms.gle/8CmHKPEb3ma6Vy6h8

16/05

17h30 –  19h00

Oficina: Corpo, adaptação e desejo de seguir

Coordenação: Regina Favre
Mediação: Erika Inforsato
Promoção: Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional (PACTO) da USP e Projeto de Tutoria do Curso de Terapia Ocupacional FMUSP, em parceria com o Laboratório do Processo Formativo.

Descrição: Encontro para pensar por meio de exercícios, posturações, formas e conceitos a presença do corpo e seus sentidos.

Plataforma: Meet
Vagas: 80
Formulário de inscrição: https://forms.gle/4pr1tipH3owzGZW47

 

Saiba mais: @saudemental.ecos

 

Texto: Danilo Queiroz
Arte: Gabriela Varão

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...