Semana do Livro e da Biblioteca na USP discute conceitos, práticas e ações de bibliotecas sustentáveis

Evento realizado de 24 a 28 de outubro é baseado nas parcerias estratégicas da Agenda 2030 e apresenta os novos perfis das bibliotecas universitárias

Semana debate sobre bibliotecas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Com a temática Bibliotecas da USP: parceiras estratégicas da Agenda 2030, será realizada de 24 a 28 de outubro de 2022 a XXV Semana do Livro e da Biblioteca na USP, em vários locais do campus da USP em São Paulo e também nos campi do interior. A ideia é apresentar os conceitos, práticas e ações que relacionam as atividades das bibliotecas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Haverá um evento sistêmico sobre a Agenda 2030, no dia 26 de outubro, das 9 às 18 horas, no Auditório Safra da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária  (FEA) da USP, na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições são gratuitas para todas as atividades.

Desde 2016, a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (Ifla), considerada a voz global das bibliotecas, fez um chamado para que as bibliotecas das diversas tipologias alinhassem seus produtos e serviços para apoiar o cumprimento da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Neste espírito”, diz Adriana Cybele Ferrari, coordenadora executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, “é que escolhemos o tema desta edição do evento”. Segundo ela, é um guia do futuro para as bibliotecas, para que se tornem mais acessíveis, possam abrigar a diversidade e ser cada vez mais um espaço acolhedor para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Adriana Cybele Ferrari, coordenadora executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP – Foto: Divulgação/Febab

Como lembra Adriana, a biblioteca universitária é um equipamento cultural e deve ser vista como mais do que uma bibliografia do curso de quem ingressa na Universidade. Além disso, deve ser aberta a todos os públicos. Para ela, o conhecimento não deve ficar restrito, deve ser compartilhado com a sociedade, de forma ampla, citando como exemplo a Ciência Aberta, um dos temas que serão discutidos durante o evento sistêmico. Como ela afirma, no caso das bibliotecas, é fazer com que o conhecimento possa atingir um público cada vez maior, seja através de seus espaços, seja através de seus acervos físicos ou digitais – estes últimos, a única forma de acessá-las durante a pandemia de covid-19 e que transformaram a realidade das bibliotecas, tornando-as híbridas.

“Não é por acaso que a biblioteca se reinventa. Ela é milenar, mas é necessário que ela se reinvente. Ela vai trazer essa herança cultural, mas traz também novas funções, além das tradicionais, e novos papéis”, afirma. E acrescenta que seu futuro está alinhado com a Agenda 2030: “Esse norte só tem sentido se todos colaborarmos na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e sustentável, que é o que apregoa a Agenda 2030 e essa é a perspectiva que estamos trabalhando na ABCD”.

Entre os destaques do evento, estão o projeto de acessibilidade plena já instituído nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Química de São Carlos, a apresentação de Vem junto 2030: o podcast da Agenda 2030, em que vários professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP falam da importância das humanidades para a cultura e a ciência do País, além da série Produtor Rural, uma publicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, que leva ao produtor rural teses e pesquisas de forma simples para que ele possa aplicar no campo o conhecimento produzido dentro da Universidade. E conclui: “A biblioteca deve fazer com que o conhecimento chegue para todos”.

Programação do Evento Sistêmico

26 de outubro de 2022

8h30 às 9h – Recepção e boas-vindas

9h às 9h30 – Abertura