Seminário apresenta ferramenta versátil na síntese assimétrica de alcaloides

Nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2016, às 10 horas, no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, será realizado o seminário “Reação de Aza-Michael como ferramenta versátil na Síntese Assimétrica de Alcaloides”.

Das classes de produtos comumente encontrados na natureza, os alcaloides se apresentam como umas das classes mais vastas, podendo ser biosintetizado por organismos terrestres e marinhos, informa o palestrante João Victor Santiago da Silva.  “Alcaloides são definidos como compostos naturais que apresentam em sua estrutura pelo menos um átomo de nitrogênio básico, isto com exceção de amino ácidos, peptídeos, proteínas, nucleotídeos, ácidos nucléicos, amino açúcares e antibióticos. Na síntese total desses alcaloides a forma como o átomo de nitrogênio é incorporado ao seu esqueleto base é umas das etapas chaves para a realização de sua síntese total, isso quando a rota sintética empregada não parte de blocos de construção nitrogenados”, acrescenta.

O seminário apresentará a versatilidade da reação de Aza-Michael na síntese de alcaloides, ilustrando as principais metodologias para a realização da reação de forma assimétrica.

O palestrante

João Victor Santiago da Silva concluiu a licenciatura e o bacharelado em Química em 2012 através da Universidade de Brasilia (2012), onde também obteve o título de Mestre em Química (2014).

Desenvolve seu doutorado no IQSC, na área de Química Orgânica e Biológica, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Bender Burtoloso, responsável pelo Grupo de Síntese Orgânica.

Seminário

MSc. João Victor Santiago da Silva (pós-graduando junto ao IQSC-USP)

16/9/2016 – sexta-feira, 10h, anfiteatro A do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400