Melhores decisões: Seminário de Coisas Legais retorna nesta sexta-feira

ICMC e IMECC retormam atividades de extensão nesta semana: Seminário de Coisas Legais e Palestras “A Terceira Margem” estão de volta

Dois ciclos de palestras organizados por pesquisadores do CeMEAI terão suas atividades retomadas nesta semana. As palestras A Terceira Margem, coordenadas pelos professores Lúcio Tunes dos Santos e Laura Rifo, terão sua primeira edição de 2019 apresentada nesta terça-feira (19), às 13h, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. Leandro Tessler, do IFGW/Unicamp, será o palestrante de “Misticismo Quântico”. Confira o resumo da apresentação:

“O desenvolvimento da Mecânica Quântica é sem dúvida uma das maiores conquistas científicas do século XX. A Mecânica Quântica permitiu um entendimento muito mais completo da natureza, com diversas consequências para nossa vida cotidiana. O desenvolvimento da eletrônica no estado sólido, que determina nossas vidas se deve ao sucesso da Mecânica Quântica e à invenção de dispositivos quânticos. Dada a natureza da descrição quântica da realidade, a interpretação de seus resultados tem sido alvo de controvérsias ao longo da história. Apesar de esforços para encontrar uma formulação determinística, evidências experimentais apontam para a chamada interpretação de Copenhagen, que reconhece o caráter probabilístico da função de onda e a importância da interação de um sistema quântico com o resto do universo para determinar sua evolução.

O sucesso da teoria quântica e sua formulação impenetrável para o senso comum deu origem a aplicações descontextualizadas e estapafúrdias. Entre elas está o misticismo quântico, baseado em premissas e interpretações lunáticas do formalismo quântico. Isso degringolou em produtos quânticos, medicina quântica, cura quântica e outras ideias equivocadas do gênero.

Discutiremos a interpretação de Copenhagen, as interpretações new age, a banalização do uso indiscriminado de conceitos da mecânica quântica e suas influências na nossa vida. Falaremos também do que é possível e desejável fazer em relação aos absurdos quânticos aos quais somos expostos.”

Já na sexta-feira (22) pontualmente às 13h13, no bloco 6 do Instituto de Ciências ICMC, estará de volta o ciclo de apresentações do Seminário de Coisas Legais, com o título Como decidir melhor em 10156 passos fáceis. O palestrante da iniciativa coordenada pela professora Marina Andretta será Pedro Castellucci, doutorando CCMC-ICMC, que resumiu o tema: Estamos sobrecarregados com escolhas. O que levar na bagagem? Quais lugares visitar? Como compor um solo de guitarra? Como ganhar naquele joguinho do celular? Neste seminário, conversaremos sobre ferramentas matemáticas que podem nos ajudar a tomar as melhores decisões possíveis (!) em problemas que podem ter um número astronômico de escolhas.

Os dois eventos são gratuitos, abertos ao público e não demandam inscrição prévia.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609