Seminário discute necessidade de regulação das mídias sociais para combater a violência nas escolas

Evento recebe especialistas sobre o tema e transmite debate gratuitamente pelo youtube

Seminário na USP pretende discutir o papel das mídias sociais nas violências educacionais, as formas de disseminação de fake news e a insegurança que elas geram no ambiente escolar – Imagem: Freepik

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) promove nesta quinta-feira, 11 de maio, às 11h30, o seminário Violência nas escolas e universidades: mídias sociais, fake news e regulação. O evento é aberto e gratuito, e será realizado no Auditório Carolina Bori, do Instituto de Psicologia (IP) da USP e também transmitido no Youtube. O seminário representa a continuidade de uma iniciativa da PRIP, que busca debater o cenário de alta violência nas escolas brasileiras.

O primeiro debate ocorreu no dia 14 de abril, com a presença de professores e pesquisadores. Um dos temas identificados, mas não aprofundados, foi o papel das mídias sociais nessas ações violentas. A transmissão foi gravada e publicada no Youtube, onde já acumula quase nove mil visualizações.

Para conduzir a discussão do segundo evento, a PRIP conta com a presença da professora Bianca Santana, Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e o professor Pablo Ortellado, do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

O seminário pretende discutir o papel das mídias sociais nas violências educacionais, as formas de disseminação de fake news e a insegurança que elas geram no ambiente escolar, bem como a necessidade de regulação do ambiente virtual e as propostas que atualmente estão sendo debatidas.

Seminário: Violência nas escolas e universidades e as mídias sociais

Data Quinta-feira, 11 de maio de 2023 , as 11h30

Local Auditório Carolina Bori, no Instituto de Psicologia (IP), Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G – Térreo

Acompanhe também pelo Youtube: http://youtube.com/@pripusp/live

Por Jornal da USP

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