Seminário on-line aborda o sistema político no Brasil hoje

No dia 20, a partir das 9h30, evento vai reunir autores dos artigos publicados na nova edição da “Revista USP”

Palácio do Planalto – Foto: Pixabay/CC0 Public Domain

Fazer um balanço crítico do sistema político no Brasil hoje. Esse é o objetivo do seminário on-line Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político, que será realizado no dia 20 de setembro, terça-feira, a partir das 9h30. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento vai reunir os autores dos artigos publicados na nova edição da Revista USP, que traz o dossiê Bicentenário da Independência: Política. A nova edição da revista – de número 134 – é a terceira parte de uma tetralogia que discute o Brasil no ano em que se comemora o bicentenário da Independência do País. O seminário é gratuito e será transmitido pelo site do IEA. Não é preciso fazer inscrição.

A trajetória da democracia no Brasil, a crise da representação, o sistema partidário e a atuação do Poder Judiciário são alguns dos temas abordados na Revista USP que estarão em discussão no seminário. A necessidade de uma reforma política, o papel dos militares, o combate à corrupção, a questão ambiental e a desigualdade social também são assuntos da revista e do seminário. O sociólogo Sérgio Abranches e os cientistas políticos Lourdes Sola, Jorge Caldeira e Bolívar Lamounier estão entre os autores do dossiê que participarão do seminário (confira a programação completa do encontro no site do IEA).

Cartaz do seminário que será realizado no dia 20 – Foto: Reprodução

A abertura do evento, no dia 20, às 9h30, contará com a presença do professor Guilherme Ary Plonsky, diretor do IEA, do jornalista Luiz Roberto Serrano, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP – que publica a Revista USP -, e do professor José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, colunista da Rádio USP (93,7 MHz) e organizador do dossiê Bicentenário da Independência: Política.

O professor José Álvaro Moisés – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A celebração dos 200 anos da Independência nos oferece uma oportunidade incomum para um balanço do que está bem e funciona e do que está mal e produz efeitos negativos para a vida política do País”, afirma o professor José Álvaro Moisés, a respeito do dossiê da Revista USP e do seminário Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político. “Nesse sentido, a tarefa supõe um olhar crítico, generoso e abrangente que, contemplando o descompasso entre o mundo da política e o mundo da sociedade, seja capaz de apontar saídas possíveis. O foco não são governos específicos, mas as instituições, as regras e os mecanismos democráticos destinados, ao mesmo tempo, a dar voz aos cidadãos e a processar politicamente as suas preferências e os seus interesses.”

O seminário Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político será realizado no dia 20 de setembro, terça-feira, a partir das 9h30, no site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.

A nova edição da Revista USP, que traz o dossiê Bicentenário da Independência: Política, está disponível neste link.

Por Jornal da USP