Série em vídeo mostra relatos de universitários em intercâmbios internacionais

Disponível no Youtube, “Meu Intercâmbio” apresenta estudantes da USP que tiveram experiência em outros países e também estrangeiros que passaram pela universidade paulista

Breno Pejon, aluno do ICMC, conta um pouco da sua experiência de intercâmbio na Coreia do Sul – Foto: Reprodução/Youtube

Fazer um intercâmbio internacional é o sonho de muitos universitários por envolver novas experiências acadêmicas e pessoais, além do aprendizado e fluência numa outra língua. Mas também são muitas as dúvidas e receios que envolvem vivenciar outra cultura e entrar numa sala de aula em outro país.

Pensando em ajudar estudantes interessados nessa experiência, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) produziu a série Meu Intercâmbio, disponível no canal da Aucani no Youtube. São vários vídeos com depoimentos de alunos de graduação e pós-graduação que falam sobre sua vivência em universidades de outros países. É possível conferir depoimentos tanto de uspianos que foram para o exterior quanto de estudantes estrangeiros que fizeram intercâmbio na USP. Todos tem algo em comum: o intercâmbio ser uma experiência inesquecível e apaixonante para os que vivem essa experiência.

Há depoimentos de estudantes de todas as áreas do conhecimento. Daiane Oliveira da Silva, por exemplo, é aluna do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e conta sua experiência de intercâmbio de seis meses na Espanha, na Universidade de Girona. Ela destaca o acolhimento de professores e intercambistas na universidade estrangeira e oportunidade de vivenciar outro idioma.

Uma experiência universitária na Coreia do Sul fez parte da trajetória de Breno Pejon, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Ele aborda a grande diferença cultural com relação ao país que o recebeu e conta sobre culinária, transporte e a relação com outros estudantes.

Estrangeiros no Brasil

O estudante francês Simon Raulin fez um vídeo para a série contando sua experiência de intercâmbio no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. Ele destacou a vontade de aprender a língua portuguesa e sobre a cultura brasileira. Raulin também conta sua surpresa com a diferença entre os dois países no relacionamento entre alunos e professores, elogiando a relação mais próxima que existe no Brasil.

Yuning Zha, estudante da China Agricultural University, é outra estudante que aborda sua experiência no curso de verão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Ela conta sobre a parceria entre as cinco melhores faculdades de agricultura do mundo, o que motivou seu intercâmbio na Esalq, além de sua curiosidade pela cultura brasileira.

Universidade internacional

De acordo com a consultoria britânica Times Higher Education (THE), a USP é considerada a mais internacional das universidades brasileiras. A classificação levou em consideração a proporção de alunos e pesquisadores estrangeiros, a produção científica em parceria com instituições estrangeiras e a reputação internacional da Universidade.

A Aucani é o órgão central de internacionalização da Universidade e promove convênios com instituições internacionais, além dos intercâmbios de estudantes estrangeiros. Contudo, cada unidade da USP tem autonomia para firmar seus próprios convênios, sem que haja a necessidade de intervenção da Aucani. Estudantes da USP devem consultar sua faculdade, escola ou instituto para saber as regras e procedimentos para participar dos editais de intercâmbio.

Confira todos os depoimentos da série Meu Intercâmbio neste link.

Por Jornal da USP