Série em vídeo resgata histórias de vida de pesquisadores da USP em São Carlos

Produzida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, série tem como objetivo resgatar e preservar a história de vida de pesquisadores e celebrar o cinquentenário do instituto

Foto: Divulgação/ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos completou 50 anos de existência no ano passado e, para contar a história do instituto e daqueles que contribuíram para que ele se tornasse um centro de excelência em ensino e pesquisa na área das ciências exatas, está sendo veiculada a série Perfis ICMC.

A produção inclui textos e vídeos de entrevistas com pesquisadores que se tornaram referência em suas áreas. Foram veiculados quatro episódios e novas histórias serão incluídas mensalmente. Todas farão parte do livro comemorativo do cinquentenário do instituto, a ser publicado este ano.

A primeira história é a do professor Carlos Biasi, que foi professor do Departamento de Matemática do ICMC, onde atuava na área de Topologia Diferencial e Algébrica. Ele ingressou como auxiliar de ensino em 1973 e sua trajetória se confunde com a própria história do instituto.

O segundo episódio apresenta a trajetória da professora Maria das Graças Nunes. Cientista da computação, Graça estudou e lecionou por décadas navegando entre os ramos da tecnologia e da linguagem, vivenciando o futuro que sua geração imaginava.

No terceiro episódio, a série traz a trajetória do professor Hildebrando Munhoz Rodrigues. Nascido em um sítio perto de Mirassol, no noroeste do Estado de São Paulo, Hildebrando é professor e foi diretor responsável por inúmeros projetos que moldaram o ICMC como instituição.

O quarto episódio mostra um pouco da trajetória de mais uma das mentes fundadoras do instituto, professora Lourdes Onuchic. Com uma vida repleta de diferentes encontros com a educação, a professora busca sempre uma “revolução” na educação.

Clique nos players abaixo e confira os quatro vídeos da série:

A sinfonia de um matemático

A indomável linguagem de Graça

A maratona de Hildebrando

As lições de Lourdes

Para saber mais sobre os 50 anos do ICMC, acesse o site https://50anos.icmc.usp.br. E para acompanhar os próximos vídeos da série, acompanhe o Canal do ICMC no Youtube ou o Facebook do instituto.

Para conhecer o ICMC veja também o vídeo:

Com informações do ICMC – Jornal da USP