Bibliotecas no Campus

.
Composto por mais de 960 mil volumes (livros, revistas científicas, teses, relatórios técnicos e materiais especiais de audiovisual e multimídia), o acervo do Campus USP de São Carlos está distribuído fisicamente em sete bibliotecas, ligadas à EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC, PUSP-SC e CDCC.

Todas fazem parte do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, através do qual o usuário pode ter acesso às informações e ao acervo geral da Universidade.

 

Bibliotecas Digitais e Portais

»  Portal da Escrita Científica do Campus
Tem por objetivo auxiliar na formação de escritores de artigos científicos por meio de oferecimento de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita, gerenciamento de referências e editoração etc.

»  Portal de Busca Integrada
Une a maior parte dos recursos disponíveis em um único sistema de descoberta e entrega da informação. Existem ainda diversos acervos especializados, tanto físicos nas unidades quanto digitais, disponíveis online em acesso aberto.

»  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na USP, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

»  Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP
Além de disponibilizar os mapas em alta resolução, cedidos ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), o site oferece informações cartobibliográficas, biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.

»  Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP
É um sistema de gestão e disseminação da produção científica, acadêmica, técnica e artística gerada pelas pesquisas desenvolvidas na USP.

»  Portal de Revistas da USP
É a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.

»  Brasiliana USP
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no Campus da Capital, foi criada para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita.

 

Editora USP

Quem deseja adquirir um livro, tem como opção a Livraria da Edusp (Editora da USP), instalada na Área 1. próximo à Biblioteca da EESC, e na Área 2, junto à Biblioteca Central.