Museus e Espaços Interativos

.
CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural

As Leis da Física, os experimentos da Química, os cálculos da Matemática, a vida animal e o fascinante mundo da Astronomia.

A comunidade em geral – especialmente o jovem – pode ter acesso a todas essas informações através dos livros e também de uma série de experimentos disponíveis no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC). São laboratórios, equipamentos interativos, museus, kits para ensaios, exposições, palestras, etc.

O CDCC também oferece cursos de capacitação e orientação aos professores do ensino fundamental e médio e disponibiliza a eles material de suporte para trabalhar com os alunos temas da Química, Física, Matemática, Biologia, Astronomia e Educação Ambiental.

 

Espaço Interativo de Ciências

O Espaço Interativo de Ciências (EIC) abriga uma equipe inteiramente dedicada à educação e a divulgação científica. Instalado em prédio anexo ao CDCC, esse espaço é aberto à visitação pública espontânea e agendada por escolas de todos os níveis, sendo que todas as visitas são acompanhadas por monitores. No EIC, os visitantes são estimulados a interagir (jogar, tocar, manipular) com os materiais expostos. No local, também são produzidos materiais educacionais e ministrados cursos e oficinas para alunos e professores do ensino básico da cidade e região.

 

Museu de Computação

O Museu de Computação do ICMC teve sua origem como um Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, idealizado e iniciado pelo Prof. Odelar Leite Linhares, então professor do Departamento de Ciências de Computação e Estatística. Segundo ele ” a ideia de se criar o Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, partiu da constatação de que, com o advento das minicalculadoras eletrônicas digitais lançadas pela HP em 1972 (e, mais tarde, dos microprocessadores pessoais), os instrumentos de Cálculo Numérico então em voga, como réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas ou eletromecânicas, tabelas de funções matemáticas, principalmente as de funções trigonométricas, ábacos de todas as espécies, etc., se tornariam, em breve, obsoletos.

 

O Museu da Fauna e Flora do ICMC foi criado em 2013, a partir do interesse em registrar e difundir as espécies existentes no campus da USP em São Carlos, em particular, na região do próprio Instituto, composta por espécies arbóreas de grande, médio e pequeno portes e um conjunto de pequenos animais e pássaros não catalogados.