Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: pesquisadores podem submeter artigos até 12 de junho

Evento é uma oportunidade de intercâmbio científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web

Imagem de fundo: Guilherme Sircili

Quem deseja apresentar os resultados completos ou parciais de pesquisas finalizadas ou em andamento no próximo Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia ’23) deve se apressar: o prazo para submissão de artigos completos ou curtos (full e short papers) na trilha principal termina no próximo dia 12 de junho. Reconhecido como o principal evento das áreas de multimídia, hipermídia e web, o Simpósio é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e está em sua 29ª edição.

Criado com o objetivo de propiciar o intercâmbio científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais, o evento ocorrerá de 23 a 27 de outubro na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Durante esse período, haverá apresentações dos artigos selecionados na trilha principal, palestras de pesquisadores convidados, minicursos, painéis, concursos, um workshop de ferramentas e aplicações, além de outras atrações. Este ano, a iniciativa está sendo organizada em parceria por duas unidades de ensino e pesquisa da USP: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), de São Carlos.

Além da trilha principal, cujas submissões se encerram dia 12 de junho, há outras chamadas em aberto para trabalhos, tais como o Concurso de Teses e Dissertações (CTD), que aceita contribuições até 26 de junho; e o Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), em que as submissões permanecem abertas até 17 de julho. Todos os trabalhos devem ser submetidos seguindo as instruções para os autores, disponibilizadas no site do WebMedia ’23: https://webmedia.org.br/2023.

No caso da trilha princpial, os artigos submetidos serão avaliados em termos de originalidade, qualidade técnica, relevância, apresentação (organização, estilo e clareza) e adequação das referências a trabalhos no estado-da-arte dos temas abordados. Nesse caso, os artigos aceitos deverão ser apresentados de forma presencial durante o evento, e serão publicados nos anais do WebMedia ’23, ficando disponíveis na biblioteca digital da Association for Computing Machinery (ACM): https://dl.acm.org/conference/webmedia. Se houver dúvidas em relação a essa submissão, basta contatar os pesquisadores que coordenam a trilha principal: Celso Alberto Saibel Santos (saibel@inf.ufes.br), da Universidade Federal do Espírito Santo; Leonardo Rocha (lcrocha@ufsj.edu.br) ou Diego Dias (diegodias@ufsj.edu.br), ambos da Universidade Federal de São João del-Rei.

Demais dúvidas podem ser esclarecidas com os organizadores gerais da iniciativa: a professora Alessandra Alaniz Macedo, da FFCLRP, ou o professor Rudinei Goularte, do ICMC: ale.alaniz@usp.br ou rudinei@icmc.usp.br. Em breve, as inscrições para o Simpósio serão abertas.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Site do evento: https://webmedia.org.br/2023