Simpósio de iniciação científica da USP promove novos talentos da pesquisa acadêmica

Jovens pesquisadores apresentam seus projetos de 19 de setembro a 27 de outubro, de forma remota ou presencial, nas várias unidades da USP

Edição anterior do Siicusp – Foto: Divulgação/Siicusp

Entre os dias 19 de setembro a 27 de outubro, estudantes de graduação da USP, e de outras universidades, apresentam em todos os campi da USP projetos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica. As apresentações acontecem durante a 30ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp), um dos principais eventos da modalidade no País.

Durante o Siicusp, os participantes têm a oportunidade de mostrar suas pesquisas em mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres; trocar experiências com outros pesquisadores da área; além de ter um primeiro contato com a divulgação científica. O simpósio é anual, organizado desde 1993 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP. A programação completa desta edição do evento está disponível neste link.

O Siicusp é organizado em duas etapas. Na primeira, cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os mais bem avaliados para a fase seguinte. Na segunda etapa do simpósio, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em um evento internacional.

Este ano, a etapa internacional acontece de 30 de novembro a 1º de dezembro, com participantes de todas as áreas do conhecimento e estudantes de universidades estrangeiras.

Além da divulgação dos trabalhos, o simpósio também quer contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, de competências necessárias à pesquisa acadêmica, com a interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, estimulando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade.

Na primeira fase, a previsão é de participação de mais de 3 mil alunos de cerca de 100 universidades de 14 Estados brasileiros.

Saiba mais em: http://siicusp.prp.usp.br

Por Jornal da USP