Sobre avaliação e ensino de Química

A prática do ensino de Química pressupõe o exercício de avaliar o desempenho dos estudantes. “Mas será que estamos preparados para assumir essa tarefa, seja na educação básica, seja na superior?” esta é a indagação que o Prof. Dr. Rafael Cava Mori  discutirá em palestra que profere no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, às 14 horas.

“A palestra, longe de prescrever receitas para a avaliação da aprendizagem na educação em Química, trará reflexões sobre as atitudes pedagógicas que fundamentam a tarefa de avaliar, os tipos de instrumentos que podem ser mobilizados para tal fim e as especificidades do conhecimento químico, no que tange ao aprendizado de seus conceitos”, esclarece.

A palestra é aberta a todos os interessados gratuitamente, sendo obrigatória a presença dos atuais estagiários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (P.A.E.) do IQSC.

Rafael Cava Mori é docente da Universidade Federal do ABC. É bacharel em Química e licenciado em Ciências Exatas (Habilitação em Química), Mestre e Doutor em Físico-Química, através da USP. Atua nas áreas de Educação em Ciências, com ênfase em ensino e aprendizagem do conhecimento químico; políticas públicas e educação científica; aportes teóricos para a experimentação no ensino; contribuições de museus e centros de ciências para a educação escolar; conceitos científicos em canções da música popular brasileira; história do ensino brasileiro de Química. Atua também na área de Educação Física (aspectos educativos de práticas do Oriente; história do Karatê-Do; Yoga e qualidade de vida).

“Avaliação e Ensino de Química”

Prof. Dr. Rafael Cava Mori (UFABC)

16/11/2017, quinta-feira, 14 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC

Av. Trabalhador são-carlense, 400