Superintendência amplia e diversifica a oferta de softwares para videoconferência na USP

7 mil novas licenças estão sendo distribuídas para unidades, museus e institutos especializados da USP

Arte: Jornal da USP

Para ampliar e diversificar a oferta de softwares para videoconferência que passaram a ser utilizados em toda a Universidade, tanto nas aulas remotas quanto em grandes eventos e em atividades acadêmicas e administrativas, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está disponibilizando licenças avançadas dos softwares Microsoft Teams, Webex Meeting Suite e Zoom Meeting.

“O mercado tecnológico de videoconferência é heterogêneo, está em franca expansão e não existe uma ferramenta que atenda, de forma eficiente, a todos os tipos de demandas. Essas novas licenças que adquirimos são destinadas às demandas não atendidas pela ferramenta Google Meet e outras que já estão sendo utilizadas na USP. Assim, a STI adota a estratégia de diversificar e proporcionar várias soluções para cada domínio de aplicação e subáreas do conhecimento”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

A aquisição dos softwares foi realizada por meio de uma compra centralizada, o que diminuiu substancialmente os custos. Ao todo, foram adquiridas 5 mil licenças do Zoom Meeting, 1 mil licenças do Microsoft Teams e 1 mil licenças do Webex Meeting Suite. Os contratos têm vigência de 12 meses com possibilidade de renovação para até 60 meses.

Ferreira reforça que “as licenças continuarão disponíveis mesmo em um cenário de retorno total das atividades presenciais, pois acreditamos que a pandemia nos ensinou a apoiar o ensino remoto e otimizar a gestão da Universidade com reuniões administrativas e acadêmicas não presenciais”.

As licenças estão sendo distribuídas, sem custo, para as unidades, museus e institutos especializados, de acordo com suas demandas e especificidades. Entretanto, para concluir o processo, os gestores devem enviar para a Superintendência os dados dos responsáveis pelas licenças e a lista de e-mails dos usuários. As informações devem ser encaminhadas para o e-mail atendimentosti@usp.br.

A STI também disponibilizou guias de utilização dos softwares de videoconferência no Portal Videoaula USP, na aba Aplicativos de videoaula e videoconferência.