TCC mostra a viabilidade de se implantar a reciclagem de sucata eletrônica no Brasil

A aluna do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e sócia fundadora da startup GAIA GreenTech, Thalita Braga, apresentará nesta quarta-feira, dia 13, às 14 horas, no Departamento de Engenharia de Materiais (SMM), um estudo de viabilidade técnica e econômica realizado em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), demonstrando que é possível instalar no Brasil uma planta piloto de reciclagem de lixo eletrônico (e-lixo).

eesc gaia greentech

Para que seja possível essa viabilidade, a etapa de coleta do e-lixo é fundamental, abrangendo recepção, controle e rastreabilidade implementados com técnicas modernas de engenharia e computação que são exploradas e desenvolvidas pela startup.

A GAIA GreenTech conquistou um projeto PIPE-FAPESP de financiamento e é apoiada pelo programa Academic Working Capital (AWC) do Instituto TIM, que oferece suporte para transformar projetos de TCC em startups. Está entre as 35 selecionadas no programa HackBrazil, uma iniciativa da Brazil Conference at Harvard & MIT, que desenvolve startups para a solução de grandes problemas brasileiros por meio de ideias inovadoras e empreendedoras.

A apresentação será aberta a todos os interessados. O SMM localiza-se na Área 2 do Campus da USP em São Carlos, situada na Avenida João Dagnone, nº 1100, no Jardim Santa Angelina.

Mais informações:
Professor Marcelo Falcão de Oliveira
Departamento de Engenharia de Materiais da EESC
Tel.: (16) 3373-9583
E-mail: falcao@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Adaptação de GAIA GreenTech

VEJA TAMBÉM ...