Time do ICMC vence etapa regional da Maratona de Programação

Equipes do Instituto conquistaram a primeira e a segunda colocação na regional de Piracicaba e participarão da final nacional da disputa, que acontecerá em Foz do Iguaçu dias 10 e 11 de novembro

Equipe campeã: Guilherme, Cezar e Victor (da esquerda para a direita)

No último sábado, 9 de setembro, enquanto a maioria dos estudantes curtia o feriado prolongado descansando, um grupo de 21 alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, divertia-se enfrentando uma maratona de desafios de programação. Eles estavam em Piracicaba participando da etapa regional da Maratona de Programação.

Dos sete times do ICMC presentes na competição, cada um composto por três participantes, um se consagrou campeão (equipe Tô Nem Vendo), outro ficou em segundo lugar (equipe Trei Linha) e os demais conquistaram posições de destaque no pódio, ocupando as seguintes colocações: quarto lugar (equipe Bla), sexto (A ideia foi do Otvio), sétimo (!NULL), nono (No democracy) e décimo segundo (while(bug)).

Em Piracicaba, 45 times disputaram a regional. Em todo o Brasil, 837 equipes participaram da Maratona e os resultados obtidos pelo ICMC possibilitaram, em âmbito nacional, que a equipe Tô nem Vendo se classificasse em terceiro lugar e a equipe Trei Linha conquistasse a nona colocação. Ambas garantiram vagas para a final brasileira da Maratona, que ocorrerá em Foz do Iguaçu dias 10 e 11 de novembro.

O professor João Batista, que coordena o Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA) do ICMC, acompanhou os estudantes durante o desafio em Piracicaba. Segundo ele, os resultados foram ótimos e o ICMC só não levará três times para a final nacional porque as regras impossibilitam que uma unidade de ensino e pesquisa tenha mais do que duas equipes na final.

O professor explica que a vaga na nacional é conquistada por quem fica nos 15 primeiros lugares na classificação geral. Além disso, cada etapa regional classifica também dois times para a final. “No caso do ICMC, ficamos em terceiro e nono lugar na pontuação nacional. Como havíamos conquistado o primeiro e segundo lugar na etapa local, essas vagas ficaram disponíveis para as equipes que estavam em terceiro e quarto lugar em Piracicaba”, conta o professor. Como em quarto lugar estava outra equipe do ICMC (BLA), a vaga na nacional foi concedida ao time que conquistou a quinta colocação.

Entre os estudantes do ICMC que irão para final nacional estão Cezar Guimarães, Guilherme Tubone e Victor Forbes – do time Tô Nem Vendo, que teve como técnico Nicolas Oe –, e Lucas Pacheco, Rodrigo Weigert e Samuel Ferreira – do time Trei Linha, que foi orientado por Danilo Tedeschi. Já os estudantes Bárbara Souza, Gabriel Pinto de Camargo e Lucas Turci são da equipe BLÁ. “A Bárbara é a única estudante do ICMC que, este ano, participou das competições de programação, um universo marcadamente masculino. Gostaríamos de incentivar mais mulheres a se engajarem na Maratona e no GEMA”, convida o professor João Batista. As equipes melhor classificadas na etapa nacional disputarão a final mundial da competição em Beijing, na China, de 15 a 20 de abril do próximo ano.

“Apesar da regional ser só uma etapa classificatória para a nacional, acredito que esses resultados demonstram como nossos times estão aptos a disputar uma colocação entre os melhores times na próxima fase e têm plena condição de trazer um bom resultado para o ICMC”, revela Bruno Sanches, integrante do GEMA. “O desempenho que se pode ver na regional é o resultado de uma combinação de dedicação contínua de várias gerações para fortalecer a cultura da Maratona de Programação dentro do ICMC e também do trabalho duro que os membros desses dois times tiveram ao longo dos anos”, finaliza.

Este ano, os estudantes do ICMC partiram de São Carlos para disputar a etapa regional em Piracicaba

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Site da Maratona: http://maratona.ime.usp.br