Trabalhos da Agência Ciência Web são premiados na XI SeLic

Os integrantes da Agência Ciência Web Gevair Souza, Rafaela Masson e Márcio Araújo

A Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, foi destaque na noite de ontem (5/10) no encerramento da XI Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic), realizada pela Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (SACEx) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Os estudantes que participam do projeto apresentaram cinco trabalhos na mostra de pôsteres do evento e três deles foram premiados com menções honrosas.

Química inclusiva

Rafaela Masson foi estagiária e bolsista de iniciação científica da Agência entre 2012 e 2015. Ela foi premiada pelo trabalho “O ensino da tabela periódica sob o olhar inclusivo”, que também tem a participação do ex-estagiário do projeto Paulo Chiari e do atual estagiário Gevair Norberto de Souza. Desde 2014, Rafaela, que terminou a graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pelo IFSC no ano passado, desenvolve materiais didáticos inclusivos para o ensino de química.

Ela criou uma tabela periódica em madeira, semelhante ao modelo tradicional usado nas escolas, porém com miçangas transparentes formando os símbolos dos elementos e seus números atômicos em braile. Dessa forma, tanto alunos com visão normal quanto portadores de deficiência visual podem utilizá-la em uma mesma atividade. Para complementar o material, ela desenvolveu um quebra-cabeças da tabela, para ser utilizado em explicações sobre as famílias dos elementos. Por ter diferentes figuras geométricas identificando as famílias, ele também pode ser trabalhado em salas inclusivas com deficientes visuais.

Matemática simples

Gevair Norberto de Souza, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC e estagiário da Agência, foi premiado com o trabalho “Matematicamente frugal: o uso do audiovisual no ensino de matemática”. Esse mesmo trabalho já havia recebido uma menção honrosa no Simpósio de Matemática para a Graduação, realizado no final de agosto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

O estagiário e a bolsista de iniciação científica Ana Laura Junqueira coordenam a produção de roteiros com dois bolsistas de iniciação científica junior (estudantes de ensino médio) para a série de vídeos educativos Matematicamente Frugal. Os vídeos mostram em uma linguagem simples e bastante ilustrativa dúvidas comuns de matemática entre estudantes de ensino médio e fundamental. O conteúdo está disponível no Portal Ciência Web (www.cienciaweb.org.br).

Leguminosas em ação

O terceiro premiado, Márcio Gonçalves de Araújo, apresentou o trabalho “Sasonimugel: ciência e nutrição em jogos educacionais”. Ele está desenvolvendo um jogo sob a temática do Ano Internacional das Leguminosas, declarado em 2016 pela Unesco. Sasonimugel (leguminosas ao contrário) é um jogo da categoria tower defense que tem como objetivo impedir que inimigos reais da estocagem de leguminosas percorram caminhos em um mapa. As próprias leguminosas fazem o papel de torres e seu poder de destruição é baseado em características nutricionais de cada uma.

Além de abordar a importância desses alimentos para a saúde, o jogo também trabalha conceitos de biologia, como o ciclo do nitrogênio, fundamental para os ecossistemas terrestres. A pontuação é dada em Rhizobium, um gênero de bactéria que quando está em uma relação de mutualismo com as raízes das leguminosas atua na conversão do nitrogênio da atmosfera em íons amônio. O jogo já está disponível no Portal Ciência Web.