Tratamento do câncer de pele em consulta pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá dentro de pouco tempo implementar um novo procedimento que diagnostica e trata o câncer de pele não-melanoma, através de um dispositivo que foi criado por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), utilizando, para isso, uma fonte de luz de dispositivos a LED com uma determinada frequência, que incide sobre uma substância fotossensibilizadora (Terapia Fotodinâmica), provocando a morte das células cancerígenas num procedimento não invasivo, com mínimo incômodo ao paciente.

Neste sentido, a Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologias (CONITEC) do SUS abriu uma consulta pública para que a população, cientistas e profissionais de saúde possam votar sobre a inclusão deste protocolo de tratamento, atendendo a que o Ministério da Saúde já confirmou não existirem diretrizes diagnósticas e terapêuticas no SUS para esse tipo de lesão na pele.

A consulta popular irá estender-se até dia 16 do próximo mês de dezembro.

Para a população votar, deverá acessar o link AQUI.

Para os profissionais de saúde e pesquisadores, a votação deverá ser feita AQUI.

Está, portanto, nas mãos da sociedade, escolher – ou não – este novo tratamento.

Para ficar por dentro de relatório do CONITEC sobre este protocolo, clique AQUI.

Clique AQUI para assistir à reportagem da EPTV sobre este assunto.

Clique na imagem abaixo para saber como votar.

Por Assessoria de Comunicação – IFSC/USP