CDMF leva exposição de Nanoarte ao shopping Passeio São Carlos

Imagens são produzidas no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, sediado na UFSCar

“Colmeia”, uma das imagens da exposição, premiada na Nanoart21 (Imagem: CDMF)

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) apresenta, entre os dias 8 e 21 de julho, a exposição “NanoArte”, na programação de férias do shopping Passeio São Carlos. A exposição foi criada por Rorivaldo Camargo, Daniela Caceta e Ricardo Tranquilin, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instituição que sedia o CDMF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é uma das instituições que integra o CDMF.
A exposição de imagens nanométricas dos materiais revela a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e estimula a curiosidade científica. As imagens são ampliadas e colorizadas em computador. A missão dos autores é realizar a difusão do conhecimento, enxergando na nanoarte um modo lúdico de divulgar a Ciência. A coordenação é de Elson Longo, Diretor Geral do CDMF e professor no Departamento de Química (DQ) da UFSCar.
As imagens da exposição são de materiais cerâmicos, metais e polímeros sintetizados no laboratório por estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao CDMF. A exposição “NanoArte” já esteve em diversas outras cidades do Brasil e do mundo, como Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Dourados (MS), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). As imagens que integram a exposição já receberam diversos prêmios internacionais pela qualidade artística do trabalho.
A exposição fica aberta diariamente das 9 às 22 horas. A entrada é gratuita. O Passeio São Carlos fica na Av. Dr. Francisco Pereira Lopes, 1701, bairro Santa Mônica, em São Carlos. Mais informações no site do CDMF, em http://cdmf.org.br.
Por Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos