Uma visão global do ponto de vista feminino

Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano, no Diálogos da USP, dia 14 de abril, às 11h, conversarão com Susana Malcorra, ex-ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina, que será a próxima titular da Cátedra José Bonifácio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e com o professor Pedro Dallari, diretor do instituto.

Susana Malcorra é uma das fundadoras da iniciativa internacional Global Women Leaders Voices for Change and Inclusion, e desenvolverá na USP atividades acadêmicas que investigarão os desafios e as perspectivas para a governança internacional sob uma perspectiva feminista. Susana sucederá o diplomata brasileiro e ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, titular da Cátedra em 2022, será a 10ª titular da Cátedra e a primeira argentina a ocupar a função.

Neste ano a Cátedra José Bonifácio tratará de temas sobre os desafios para a governança internacional sob uma perspectiva feminista; um dos temas que serão examinados é a conveniência da escolha de uma mulher para a posição de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2026.

Por Cinderela Caldeira- Jornal da USP