Confira a programação do Ciclo de Cinema Urbanicidades

A sessão do dia 20/10 do ciclo de cinema Urbanicidades vai exibir o filme Ribeirinhos do Asfalto, que integra uma série de três ciclos semestrais de cinema intitulada Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades.

A proposta da série é apresentar curtas, filmes e documentários que abordam culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos. Para a seleção das películas, a curadoria considerou o retrato da produção e representações do imaginário da cidade  e de seus territórios culturais e espaciais no Brasil. Ribeirinhos do Asfalto, a ser exibido no dia 20/10, às 17h30, ganhador de cinco prêmios, apresenta a jovem Deisy, que gostaria de morar na grande cidade de Belém. Moradora da ilha do Combu, do outro lado do rio, Deisy se encontra isolada da cidade que costuma contemplar a distância. O filme retrata a cultura ribeirinha por meio de uma história de ficção, cujo enredo é permeado por duas realidades próximas e, ao mesmo tempo, distantes, a de Belém e a da Ilha do Combu.

As Filhas da Chiquita, a ser exibido no dia 22/10, às 17h30, retrata a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do brasil e uma das maiores do mundo – e sua convivência com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da amazônia que ocorre há 28 anos no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. Em 2004, o IPHAN incluiu a festa da chiquita no processo de tombamento do Círio como Patrimônio Imaterial da humanidade, dando início a uma grande polêmica: afinal, a Festa da Chiquita faz parte do círio?

Por IAU

VEJA TAMBÉM ...