USP é a 50ª melhor universidade do mundo em ranking espanhol

O SCImago também classificou as universidades por área do conhecimento. A USP se destacou em Odontologia, Medicina Veterinária e Agricultura

Fotomontagem com imagens de Cecília Bastos/USP Imagens, FMVZ-USP, ESALQ-USP, FO-USP e SCImago

Na 50ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais bem classificada no SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol elaborado anualmente pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

O ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, foram avaliadas 8.433 instituições do mundo todo, sendo 4.533 universidades.

No quesito Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. Nesse item, a USP é considerada a 20ª universidade do mundo que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo. No quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 45ª posição na classificação geral.

A USP lidera o ranking latino-americano, seguida pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Argentina), pela Universidade Nacional Autônoma do México (México), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais informações sobre esta classificação podem ser obtidas no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Melhores do mundo

O ranking da SCImago também classificou as instituições em 19 diferentes áreas do conhecimento. Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos classificados entre os 50 melhores do mundo – Odontologia (1º), Medicina Veterinária (4º), Agricultura e Ciências Biológicas (14º) e Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas (23º).

Confira, a seguir, a classificação das áreas considerando o ranqueamento de todos os setores (universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais) e a posição alcançada pela USP em cada uma delas na América Latina, no Brics, na Ibero-América e no Brasil.

ÁREA MUNDO AMÉRICA LATINA BRICS IBERO-AMÉRICA BRASIL
Agricultura e