USP é a 62ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo

Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU

A USP ficou na 62ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 27 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

A classificação avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Nesta edição, 1.406 instituições de 106 países participaram da avaliação. A primeira posição ficou com a Western Sydney University (Austrália), seguida pela Arizona State University (Estados Unidos) e pela Western University (Canada).

Além da USP, outras 48 universidades brasileiras foram avaliadas, sendo as mais bem classificadas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo entre 101-200, e a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) foram classificadas no grupo 201-300.

Avaliação

Na pontuação geral, a USP atingiu 91,2 pontos de um total de 100. Em nove dos 17 itens avaliados, a Universidade ficou entre as 100 melhores instituições do mundo: 5º lugar no critério energia limpa; 12º em erradicação à pobreza; 22º em vida terrestre; 27º em fome zero; 36º em vida na água; 51º em indústria, inovação e infraestrutura; 57º em paz, justiça e instituições eficazes; 80º em água potável e saneamento; e 94º em cidades sustentáveis.

A coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes, explica que, embora para a classificação final sejam considerados apenas os três ODS em que a instituição tenha obtido a maior pontuação e o ODS Parcerias e meios de implementação, que é obrigatório, a USP forneceu informações e obteve pontuações satisfatórias para todos os 17 ODS.

Um destaque é para o ODS Indústria, inovação e infraestrutura, em que a Universidade obteve 94,3 de pontuação, a maior entre todos seus ODS, e ficou na 51º posição em relação a outras instituições.

“Mais importante do que a posição em qualquer ranking é a oportunidade que a Universidade tem para refletir sobre os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados. Desde que o Egida foi criado, a equipe tem envidado esforços contínuos para que a coleta de dados seja aperfeiçoada e, com isso, a USP tem obtido destaque em vários rankings”, destaca Fátima.

Confira, na tabela abaixo, a posição alcançada pela USP em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fátima Nunes – Foto: Arquivo Pessoal

Times Higher Education Impact Ranking 2022