USP é a latino-americana mais bem classificada no ranking ARWU

Posicionada no grupo 101-150, a Universidade mantém a liderança entre as instituições da América Latina

Arte sobre foto ARWU e ícones Flaticon

Classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, a USP continua sendo a universidade latino-americana mais bem colocada no Academic Ranking of World Universities (ARWU). O ranking foi divulgado no dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avaliou cerca de 2 mil instituições e classificou as 1 mil melhores. Ao todo, 21 instituições brasileiras foram classificadas.

Harvard manteve a liderança do ranking pelo 19º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Além da USP, outras cinco brasileiras figuram entre as 500 instituições classificadas: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Áreas de concentração

Em maio, a Shanghai Ranking Consultancy publicou o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por área de concentração.

Nessa classificação, a USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em quatro áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (10º lugar), Odontologia (10º), Ciências Agrícolas (19º) e Veterinária (33º).

Em três áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia, Ecologia e Matemática; e em Ciências Atmosféricas, Engenharia de Minas e Saúde Pública está no grupo 76-100.

ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES 2021
Harvard University Estados Unidos
Stanford University Estados Unidos
University of Cambridge Inglaterra
Massachusetts Institute of Technology (MIT) Estados Unidos
University of California, Berkeley Estados Unidos
Princeton University Estados Unidos
University of Oxford Inglaterra
Columbia University Estados Unidos
California Institute of Technology (Caltech) Estados Unidos
10º University of Chicago Estados Unidos
101-150 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
301-400 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
301-400 Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
Brasil
301-400 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...