USP é a latino-americana mais bem classificada no ranking ARWU

Posicionada no grupo 101-150, a Universidade mantém a liderança entre as instituições da América Latina

Arte sobre foto ARWU e ícones Flaticon

Classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, a USP continua sendo a universidade latino-americana mais bem colocada no Academic Ranking of World Universities (ARWU). O ranking foi divulgado no dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avaliou cerca de 2 mil instituições e classificou as 1 mil melhores. Ao todo, 21 instituições brasileiras foram classificadas.

Harvard manteve a liderança do ranking pelo 19º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Além da USP, outras cinco brasileiras figuram entre as 500 instituições classificadas: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Áreas de concentração

Em maio, a Shanghai Ranking Consultancy publicou o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por área de concentração.

Nessa classificação, a USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em quatro áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (10º lugar), Odontologia (10º), Ciências Agrícolas (19º) e Veterinária (33º).

Em três áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia, Ecologia e Matemática; e em Ciências Atmosféricas, Engenharia de Minas e Saúde Pública está no grupo 76-100.

ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES 2021
Harvard University Estados Unidos
Stanford University Estados Unidos
University of Cambridge Inglaterra