USP é a melhor universidade brasileira da América Latina

Na segunda posição do QS Latin America Ranking, a USP é a universidade brasileira mais bem classificada. O primeiro lugar ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile

A USP é a melhor universidade brasileira, segundo o QS Latin America Ranking publicado hoje, dia 22 de setembro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 12ª edição do ranking avaliou e classificou 428 instituições da América Latina. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.

Do total de 98 universidades brasileiras ranqueadas, 13 estão entre as 50 melhores da região. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 5ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 8ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 11ª.

A USP obteve a média de 99,8 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.

Destaque Internacional

A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pela QS neste ano. No ranking mundial, a USP é a melhor instituição brasileira, classificada na 115ª posição.

No QS World University Rankings by Subject, a Universidade se destacou em 11 áreas, nas quais foi classificada entre as 50 melhores: Odontologia (11ª posição); Engenharia de Minérios e Minas (31ª); Engenharia do Petróleo (32ª); Geografia (38ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (41ª); Antropologia (42ª); Arquitetura (44ª); Agricultura e Silvicultura (48ª); Ciências do Esporte (49ª), sendo a única brasileira a figurar nesta lista; e Sociologia (49ª).

Em 25 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em três áreas, entre as 200 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciências da Vida e Medicina (61ª), Artes e Humanidades (68ª), Ciências Sociais e Administração (74ª), Ciências Naturais (77ª) e Engenharia e Tecnologia (96ª).

Mais informações sobre este ranking podem ser obtidas no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Texto: Erika Yamamoto
Arte: Adrielly Kilryann