Ranking Folha: USP é a melhor universidade brasileira

Pelo segundo ano consecutivo, a USP se mantém na liderança do ranking, seguida pela Unicamp

Arte: Jornal da USP

A USP se mantém, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) publicado nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, pelo jornal Folha de S. Paulo. Em sua oitava edição, o RUF avaliou as 197 universidades ativas no Brasil, públicas e privadas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avançou duas posições em relação ao ano passado e ocupa a segunda colocação. Em terceiro lugar está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) também subiu dois degraus na classificação geral e está na sexta colocação.

“O sistema de ensino superior paulista é robusto e eficiente e tem como meta a busca constante pela excelência acadêmica, o que se traduz em destaque nos diferentes rankings internacionais e no RUF”, avalia o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Além do ranking geral de universidades, também foi divulgada a classificação das carreiras mais bem avaliadas no País. Nesse quesito, a USP está na primeira colocação em 29 das 40 áreas classificadas. Em outras duas, a Universidade ficou em segundo lugar. “A Pró-Reitoria de Graduação vem, ao longo dos últimos anos, se dedicando à inovação curricular e à revisão dos projetos pedagógicos dos cursos”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

O vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Criado em 2012, o RUF avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Desses cinco indicadores, a USP lidera em dois – Pesquisa e Mercado. Na soma geral de todos os critérios, a Universidade obteve 98,02 dos 100 pontos possíveis.

“A USP está alinhada com as principais universidades do mundo em centrar seus esforços na formação de profissionais em um ambiente de pesquisa e inovação voltado para a sociedade. O resultado do RUF reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica”, considera Hernandes.

Nas quatro primeiras edições do ranking, a USP foi classificada na primeira posição, mas nos anos de 2016 e 2017, a Universidade perdeu a liderança para a UFRJ. Em 2018, a instituição reassumiu a liderança.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP