USP é a universidade mais sustentável da América Latina

A USP ficou na 34ª posição do inédito QS Sustainability Ranking, que avalia as iniciativas das instituições voltadas para a sustentabilidade social e ambiental

Na 34ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais preocupada com questões de sustentabilidade, de acordo com o inédito QS Sustainability Ranking, divulgado no dia 26 de outubro, pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Em sua primeira edição, o ranking avaliou mais de 1.300 instituições de ensino superior do mundo em relação ao que estão fazendo para enfrentar os principais problemas ambientais, sociais e de governança da atualidade.

A Universidade da Califórnia Berkeley (Estados Unidos) lidera a lista, seguida da Universidade de Toronto (Canadá), na segunda posição, e da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), na terceira.

Entre as latino-americanas, as três mais bem colocadas são a USP (34ª posição), a Universidade Nacional Autônoma de México (78ª) e a Pontifícia Universidade Católica de Chile (118ª). Ao todo, 14 universidades brasileiras entraram na lista.

“A sustentabilidade é uma das prioridades da USP e grande parte de nossas iniciativas já está sendo pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Temos que usar todo o conhecimento produzido pelas universidades para desenvolver projetos e políticas públicas que contribuam para um mundo mais sustentável”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Um exemplo de projeto voltado para a sustentabilidade que está sendo desenvolvido pela USP, em parceria com empresas do setor de energia, é a construção de uma fábrica para a produção de hidrogênio a partir do etanol e um posto de abastecimento veicular para os ônibus que circulam pela Cidade Universitária.

QS Sustainability Ranking considerou o desempenho das instituições em dois grupos de indicadores: os de impacto social (empregabilidade dos estudantes, igualdade social e de gênero, qualidade de vida, impacto na área da educação e transferência de conhecimento) e os de impacto ambiental (inserção de temas relacionados à sustentabilidade no ensino, comprometimento ambiental da instituição e pesquisas na área de sustentabilidade).

THE by Subject

Além do QS Sustainability outros dois rankings foram divulgados nesta semana. Na terça-feira, dia 25 de outubro, a consultoria Times Higher Education (THE) divulgou o THE by Subject que classifica as universidades por áreas do conhecimento.

A USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em duas das 11 áreas do conhecimento: Clínica e Saúde (84º lugar) e Direito (97º).

O THE by Subject emprega os mesmos critérios utilizados no ranking mundial da THE, mas adaptados para cada área de concentração. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e Renda da Indústria (transferência de conhecimento).

Neste ano, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada no World University Rankings, divulgado pela THE no dia 10 de outubro.

US NEWS

Outro ranking divulgado nesta terça-feira foi o Best Global Universities, da editora norte-americana US News. Classificada na 120ª posição, a USP é a universidade latino-americana melhor classificada, seguida da Unicamp (294ª posição) e da Pontifícia Universidade Católica do Chile (314ª).

No topo da lista estão a Universidade de Harvard (1º lugar), o Instituto Tecnológico de Massachusetts (2º) e a Universidade de Stanford (3º).

A avaliação considerou cerca de 2 mil instituições de mais de 90 países e tem como base os dados e métricas do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters), ferramenta on-line de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.

Além do ranking geral, a US News divulgou também a classificação por áreas de conhecimento. A USP foi classificada em 42 das 47 áreas de conhecimento e ficou entre as 100 melhores em 21 delas: Ciências Agrícolas (10º lugar); Botânica e Veterinária (15º); Microbiologia (16º); Ciência dos Alimentos e Tecnologia (18º); Farmacologia e Toxicologia (28º); Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (35º); Meio Ambiente e Ecologia (43º); Matemática (44º); Saúde Pública, Ambiental e Ocupacional (46º); Doenças Infecciosas (61º); Biologia e Bioquímica (64º); Sistemas Cardíaco e Cardiovascular (67º); Imunologia (67º); Meteorologia e Ciências Atmosféricas (71º); Endocrinologia e Metabolismo (74º); Medicina Clínica (77º); Biologia Molecular e Genética (81º); Geociências (98º); Neurociência e Comportamento (89º); Ciência de Polímeros (90º); e Psiquiatria e Psicologia (91º).

Mais informações sobre estes rankings podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP