USP e UFSCar abrem inscrições para pós-graduação em estatística

Programa oferecido em parceria pelas duas instituições recebe inscrições até 9 de junho

Por Ruthson Zimmerman em Unsplash.com

Estão abertas, até dia 9 de junho, as inscrições para o processo seletivo no doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas 20 vagas para doutorado, oportunidade que é destinada a candidatos que já possuem o título de mestre. Quanto ao doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa.

Para participar, basta acessar o sistema de inscrição no site do Programa, onde estão disponíveis os editais, bem como o link para se inscrever no doutorado e o link para inscrições no doutorado direto.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações:
Inscrições até 9 de junho: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso
Acesse o edital para o doutorado: Edital 042/2022
Acesse o edital para o doutorado direto: Edital 043/2022