USP Game Link: mostra de jogos gratuita é destaque em evento na USP

Aberta a todos os interessados, mostra de jogos acontecerá das 13 às 20 horas, no Salão de Eventos do campus da USP, em São Carlos; os visitantes poderão testar jogos e conhecer a história de seus criadores

A primeira edição da mostra de jogos aconteceu em 2016; no ano passado, a mostra passou a fazer parte de um evento maior chamado USP Game Link, que também oferece palestras e minicursos sobre desenvolvimento de games

Nos dias 8 e 9 de novembro, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza a segunda edição do USP Game Link, evento criado para integrar a comunidade de desenvolvimento de jogos. Aberto a todos os interessados, o encontro reúne representantes da universidade e da indústria, desenvolvedores independentes, entusiastas e jogadores.

Na sexta-feira, dia 8, as atividades terão início com a 4ª edição da Mostra de Jogos do ICMC, que exibirá os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina optativa Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, ministrada no ICMC. Também serão expostas criações do grupo de extensão Fellowship of The Game (FoG) e de outros desenvolvedores nacionais.

Na Mostra, os visitantes poderão testar os jogos, além de saber um pouco mais da história de seus criadores. A entrada é gratuita e a atividade ocorrerá das 13 às 20 horas, no Salão de Eventos do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) do campus da USP, em São Carlos.

No sábado, dia 9, o USP Game Link oferece várias oportunidades para aprimorar os conhecimentos de quem atua ou deseja atuar no desenvolvimento de games. Pela manhã, ocorrerá o minicurso Criação de Jogos de Combate para Grupos de Swordplay, que tem uma taxa de inscrição de R$ 2. Para participar, basta comparecer ao jardim interno do ICMC.

Já no período da tarde, serão oferecidas cinco palestras gratuitas sobre os seguintes temas: gameficação em aplicativos de saúde, que será ministrada pela Tech Fit; monetização em aplicativos infantis, que será oferecida pela Play Kids; relação histórica entre videogames e militarismo; mecanismos de retenção de jogador; e concept arts de Rivals of Aether. Todas as palestras acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. Não é necessário se inscrever para participar.

Como tudo começou – Organizado pelo FoG, o evento é uma das maiores iniciativas da área no interior de São Paulo. A ideia surgiu em 2016, quando foi organizada a primeira mostra de jogos em comemoração à criação de um curso piloto no ICMC, que deu origem à disciplina optativa Introdução ao Desenvolvimento de Jogos.

Texto: Gabriela Bidin – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

USP Game Link
Quando: dias 8 e 9 de novembro
Evento o Facebook: https://www.facebook.com/events/366436447425350/