USP investirá R$ 20 milhões em pesquisas com foco em áreas estratégicas

Os projetos devem ser inovadores, interdisciplinares e propor ações transformadoras na sociedade

Arte sobre imagens PNGFree e Flaticon

A Pró-Reitoria de Pesquisa selecionará projetos de pesquisa inovadores que tenham como foco o desenvolvimento de áreas estratégicas e a implementação de políticas públicas relacionadas, promovendo ações transformadoras na sociedade.

Pró-reitor de Pesquisa – Sylvio Roberto Accioly Canuto – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões, distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os itens financiáveis. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material de consumo, material permanente e serviços, e para custear um ano de bolsas de iniciação científica ou de pós-doutorado.

“Esse edital prioriza o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, estimula a multidisciplinaridade com a integração entre diferentes Unidades da USP e reforça a integração dos pós-doutorandos. Esses projetos olham para as demandas da sociedade em rápida transformação, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

São consideradas áreas estratégicas para o edital:

• Tecnologias de mobilidades disruptivas
  • Energias limpas e sustentáveis
  • Envelhecimento
  • Saúde
  • Economia azul
  • Alimentos
  • Água
  • Economia criativa e economia circular
  • Saúde planetária
  • Projetos em Ciência Cidadã
  • Tecnologias não poluentes
  • Inovações tecnológicas na saúde e no esporte
  • Bem estar animal
  • Novos materiais e tecnologias avançadas
  • Identidade nacional e desigualdade social

As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de julho para Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão de Pesquisa da Unidade, Museu ou Instituto Especializado do coordenador da proposta. Os projetos devem envolver duas ou mais Unidades da USP.

Entre os critérios para a seleção estão a relevância do projeto e o potencial de retorno para a sociedade na forma de desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida ou embasamento para novas políticas públicas dentro do período de sua finalização.

Para mais informações, consulte o Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP